Você também já pensou isso? Não dou 3 meses para “tal estabelecimento” fechar as portas!
Ou então já se perguntou: Por quanto tempo “fulano” vai conseguir se manter em Arapongas?
Realmente alguns estabelecimentos fecham com muita frequência na cidade de Arapongas mas por outro lado, alguns consumidores preferem ir até cidades vizinhas ao invés de prestigiar os estabelecimentos da cidade.
Mas o fato é que muitos estabelecimentos conseguem se manter e se destacar no mercado de Arapongas.
A Cidade de Arapongas possui grandes marcas e um varejo que movimenta milhares de reais todos os meses.
A população é estimada em mais de 115 mil habitantes (IBGE 2015), e a cidade se destaca/destacou em diversos segmentos como o Moveleiro, esportivo, acessórios para móveis, educação e diversas outras áreas.
O objetivo deste artigo é reunir e mostrar quais as melhores estratégias e campanhas de Marketing realizadas por empresas/marcas da cidade de Arapongas.
Lembrando que o Marketing pode não ser o fator fundamental para que empresas sobrevivam em mercados competitivos como o de Arapongas, mas acredito que o marketing é essencial para criar diferenciação em seus produtos/serviços.
Também será comentado nesse artigo a utilização do marketing no âmbito geral das marcas e não ficando restrito a campanhas isoladas.
Algumas campanhas que serão citadas aqui tiveram acompanhamento, produção ou gerenciamento por agências de marketing.
Mas acredito que uma boa campanha de marketing pode ser desenvolvida por qualquer pessoa mesmo sem ter formação na área, pois marketing é inteligência, relacionamento, proatividade, etc.
Aproveite e veja este artigo com 9 dicas de Marketing para Pequenos Negócios.
Não foi feito nenhuma votação ou patrocínio sobre as campanhas abordadas aqui. O artigo reúne campanhas e estratégias que me chamaram a atenção por serem bem elaboradas e consistentes.
1- Popidi
A Popidi é uma marca relativamente nova em Arapongas. Desde a concepção da marca até a comunicação visual no estabelecimento, é um trabalho muito bem elaborado.
A gestão da marca conta como apoio de uma agência de marketing. A agência responsável é a Arkivo A, também de Arapongas.
Acredito que a maioria dos clientes da Popidi são pessoas com perfil mais jovem. Se você acompanhar o Facebook da marca, pode perceber que ela se comunica de forma a atingir adolescentes, jovens, namorados que gostam de comer pizza no fim de semana, de assistir um bom filme, seriados, etc.
A comunicação da marca é “mais descolada”. A logo é composta por cores chamativas como o tom vermelho que estimula a fome e a cor laranja que estimula calor, ou seja, tudo a ver com os produtos que a marca oferece. Pizzas e esfihas.
Separei alguns exemplos de posts no Facebook onde a marca segue uma linha de comunicação alegre e jovem.
Popidi Arapongas – Post Pablo Escobar
Além dos posts criativos e bem trabalhados a Popidi também interage com o público nos comentários. A marca não se preocupa só em publicar, mas também em monitorar o envolvimento com o público.
Uma marca que é muito famosa pelos comentários em redes sociais é a Old Spice (marca de produtos masculinos). Dê uma olhada o tipo de conteúdo que a marca publica nos comentários.
Para inovar em publicações no Facebook, você também pode utilizar o novo recurso de como criar posts em 360 graus no Facebook.
Promoção de Pizzas – Segunda a Quinta
Você reparou que de segunda a quinta-feira existe uma promoção em determinados sabores de Pizza?
Se você não imagina o porque, é que em finais de semana o volume de vendas naturalmente aumenta. É normal que nesses dias, pessoas procurem opções para alimentação como lanches, pizza, esfiha, sorvete, etc.
Então a promoção busca aumentar as vendas em dias de baixo movimento, que vão de segunda a quinta-feira.
Website Popidi
Outro item bem trabalhado é o website da marca popidi.com. Design bonito, fácil usabilidade e com informações bem distribuídas e fáceis de encontrar.
É fundamental que empresas tenham website nos dias de hoje. Empresas que não possuem site podem estar perdendo clientes e abrindo espaço para a concorrência.
Uma pena que o site da Popidi não está otimizado para os mecanismos de busca. Faça o teste e digite no Google o termo “Popidi Arapongas”. Na primeira posição aparece o Facebook da marca.
Inclusive o local que aparece do lado direito não é a marca oficial, mas sim um carrinho de lanches localizado em outro local da cidade.
É muito importante que a marca atualize informações como essa, para não perder a próxima tendência de buscas que será a pesquisa por voz.
O Facebook da marca estar em primeiro é bom até certo ponto, mas o ideal seria se aparecesse o site na primeira posição, assim seria possível utilizar outras estratégias dentro do site.
Quando escrevi este artigo, o site não apareceu entre os 100 primeiros resultados do Google.
Imagine que um dia a página do Facebook da marca seja bloqueada, excluída por engano, ou generalizando o caso, imagine que o Facebook acabe igual o Orkut.
Infelizmente a Popidi não estaria bem posicionada no Google, pois a marca não estaria mais na primeira posição do Google.
Se você quiser saber mais sobre como otimizar seu site, neste artigo explico o que é e porque é tão importante a otimização de sites.
No site, também senti falta de um campo para o usuário cadastrar o e-mail e receber notícias, promoções, novos sabores, cardápios, etc. É uma estratégia de Marketing que poderia estar sendo levado em conta.
Popidi que é a minha cara
Recentemente a Popidi lançou uma excelente campanha para gerar buzz.
O tema da campanha é “Popidi que é a minha cara”. São imagens impressas na caixa da Pizza que instiga o usuário a tirar fotos com a caixa. Veja alguns exemplos:
Enfim, uma marca que começou e continua sendo muito bem trabalhada. Sem contar que tem cara de franquia. Acredito que poderia facilmente oferecer opção para empreendedores investirem e abrirem franquias da marca em outras localidades.
Espetaria Happy Hour
A Espetaria Happy Hour está cada vez mais consolidada no mercado de Arapongas. O ambiente é um lugar muito frequentado por famílias, jovens, grupos de empresários, etc.
O público alvo da Espetaria já é um pouco mais abrangente do que a marca anterior. Se você já foi a Espetaria e reparou nas pessoas, existem sim muitos jovens que frequentam o local, mas um público muito presente no estabelecimento são casais, famílias, empresários, etc.
A Espetaria Happy Hour possui uma logo muito bem elaborada usando o trocadilho de “espetinho de gato”. É algo que cria um certo interesse do público em conhecer mais sobre o estabelecimento.
Vou citar algumas estratégias que a marca utiliza e utilizou.
Funcionário do mês:
É uma ótima estratégia de Endomarketing (marketing institucional interno), pois estimula seus colaboradores. Quem não quer ser o melhor naquilo que faz?
Como você pode ver, foi publicado no Facebook da marca o resultado da campanha em um dos meses e veja só quantos Likes gerou para o post.
Quinta das Gatas
Esta ação funciona da seguinte forma: Toda quinta-feira, as mulheres que pedirem uma caipirinha ganham outra dose. É uma ação simples, que se o estabelecimento colocar na ponta do lápis ao final do dia pode ser que não feche a conta, concorda?
Agora gostaria de lhe mostrar uma informação. Existe uma pesquisa realizada pelo IBGE que comprova que homens bebem cinco vezes mais cervejas e bebidas destiladas do que as mulheres.
Você deve estar pensando: “ainda bem que a promoção é feita para as mulheres e não para os homens, se não a Espetaria poderia levar prejuízo”.
Realmente, faz sentido. Mas a lógica da promoção é simples, quanto mais mulheres frequentarem o estabelecimento, mais homens se interessarão em ir ao local também.
Esta é a intenção da ação! “Perder” em um lado e ganhar muito no outro.
Espeto + Chopp por 1 centavo
Se você visitou a página onde conto um pouco sobre minha história, você viu que fui Co-fundador do site Nossa Meu! o site de compras coletivas de Arapongas.
Você se lembra do site? Em parceria, a Espetaria e o Nossa Meu! realizaram uma campanha que no mínimo chamou muita atenção.
A intenção da promoção era gerar um buzz na cidade. A oferta foi 1 espeto de Alcatra + 1 chopp escuro por R$ 0,01. Isso mesmo, 1 centavo. Me lembro que os cupons do site se esgotaram em 2 horas.
Mas qual foi o objetivo desta ação:
1- Gerar Buzz: muitas pessoas comentaram sobre esta ação. Nossa, apenas 1 centavo? é mentira? Não acredito! Vou comprar logo, já acabou? Perdi? Não pode ser.
2- Novos clientes em datas de menor movimento: As regras da promoção foram estipuladas para o cliente consumir os produtos da promoção de segunda a quinta-feira, ou seja, nos finais de semana onde o movimento é maior, o estabelecimento continuaria com seu movimento normal.
3- Aumento no consumo: Provavelmente quem foi até a Espetaria para comer 1 espeto e 1 chopp provavelmente consumiu mais alguma coisa.
4- Clientes levam acompanhantes: Cada pessoa podia comprar somente 1 cupom. Ou seja, uma pessoa conseguiu comprar e quando avisou o amigo ou namorado, os cupons provavelmente já estavam esgotados. E como o local é ótimo para se socializar, dificilmente pessoas vão sozinhos ao estabelecimento, ou seja, sempre levam acompanhantes.
Enfim, uma campanha que a princípio pode parecer loucura, mas no final pode trazer resultados surpreendentes.
Existem outras ações que a marca realiza ou já realizou, e como eu disse, essas campanhas podem estar influenciando positivamente para que a marca se mantenha consolidada no mercado.
DJ Móveis
A DJ Móveis é uma indústria moveleira de Arapongas que atualmente produz móveis para sala de estar e sala de jantar.
É de praxe a marca participar de feiras de móveis como a Movelpar e a Movelsul. Atualmente a marca hoje é dirigida pelo Gerente de Marketing Daniel Nissola e pelo especialista em Marketing Heitor Levinski.
Vamos Pra Cima com a DJ Móveis
Uma das estratégias de marketing que a marca utilizou em uma das feiras de móveis que ocorreu em Arapongas, foi a promoção “Vamos Pra Cima com a DJ Móveis”.
O intuito da promoção era aumentar as vendas de móveis durante a feira, algo que que está cada vez mais difícil de acontecer.
A promoção funcionou da seguinte forma: o cliente que comprasse o valor de R$ 5.000,00 em produtos dentro do Stand da DJ Móveis, ganharia um vale vôo que lhe dava o direito de fazer um passeio de helicóptero.
Durante o mês de março de 2013, você se recorda de um helicóptero sobrevoando o céu de Arapongas? Se tratava da promoção da DJ Móveis.
Inicialmente você pode pensar que o valor de 5 mil reais em produtos pode parecer muito, mas quando pensamos em grandes redes de lojas com 10, 20, 30 lojas ou mais, o valor de 5 mil reais em produtos é um valor pequeno.
Devemos observar também que para alugar um helicóptero durante 5 dias não é nada barato.
Mas por se tratar de um evento que contou com a participação de 46,5 mil pessoas (segundo estimativa da organização da feira), se a hora/voo do helicóptero custar em média R$ 1.800,00, a marca estaria investindo na ação em torno de R$ 0,19 centavos para atingir cada pessoa.
É claro que esse é um cálculo superficial e nem todos viram o helicóptero, mas é uma forma de contabilizar a ação, sem contar as vendas que foram geradas dentro do stand.
Falando em vendas, elas aumentaram devido a ação? Sim, ocorreu o aumento de vendas dentro do Stand.
Eu trabalhava no departamento de marketing da empresa nesta época e pessoalmente acompanhei todos os clientes que participaram da promoção até o helicóptero para realizar o vôo.
Não me lembro ao certo qual foi o valor das vendas em função da promoção, mas em relação a visibilidade de marca, gerou muitos comentários positivos durante o evento.
Agora gostaria muito de contar com você. Nesta página quero reunir as melhores e mais interessantes campanhas de Marketing já realizadas em Arapongas.
Você tem alguma sugestão?
Lembra de alguma ação que lhe chamou a atenção?
Cite nos comentários que estarei atualizando o artigo continuamente para que possamos ter um acervo de campanhas.
Se você acha que alguma campanha merece estar aqui, por favor, escreva nos comentários!
Grande abraço e até o próximo artigo!
6 replies to "As Melhores Campanhas de Marketing em Arapongas!"
[…] Na cidade de Arapongas, uma marca realizou muito bem uma estratégia de Marketing Boca-a-Boca. Veja aqui um acervo das melhores estratégias de Marketing em Arapongas. […]
Parabéns ae Darlanzera!
Show, continue com mais artigos como este, para que possamos saber oque acontece nesse mundo do “aumenta mais a logo”.
Abraço parceiro!
Que maravilha Demetrius.
Fico muito grato pelo seu comentário.
A intenção é sempre lançar bons conteúdos aqui no site.
Forte abraço e sucesso!
Grande Darlan, parabéns pelo site e pela matéria, ficamos felizes com suas observações no trabalho desenvolvido para o nosso cliente Pópidi, é muito importante para nós que sejamos vistos e avaliados por pessoas com conhecimento na área, sua avaliação nos motiva e nos faz buscar a melhora constante.
Olá Antenor.
Comentários assim me estimulam a continuar criando conteúdos aqui para o site!
Parabéns a você e a todos na agência pelos trabalhos desenvolvidos.
Um grande abraço e muito sucesso para vocês 🙂
[…] Na cidade de Arapongas, uma marca realizou muito bem uma estratégia de Marketing Boca-a-Boca. Veja aqui um acervo das melhores estratégias de Marketing em Arapongas. […]