Muitos especialistas dizem que o Email Marketing está morto. Eu vou lhe mostrar o por que não.
Primeiro quero lhe apresentar alguns dados sobre e-mails. Esses dados vão mostrar porque o email não está morto e de como, aumentando sua lista, você poderá vender mais.
Em torno de 80,5% das pessoas no mundo enviam ou leem email
Que ótimo! Muitas e muitas pessoas segundo Pew Internet and American Lifes Project’s Generations (link em inglês) estão lendo ou enviando emails. Mas leia a informação abaixo com muita atenção:
A taxa mundial de emails de spam é de 70,5%
Ficou impressionado? Eu também! Isso equivale a aproximadamente 3 a cada 4 emails no mundo é spam de acordo com o relatório Symantec Intelligence Report.
Uma mensagem que se caracteriza spam é qualquer mensagem que seja indesejada pelo consumidor, ou uma mensagem que contenha vírus ou conteúdo malicioso. Sabe aquele email que você recebe com o assunto “Depósito efetuado, aguardo seu retorno”, esse também entra nesta estatística.
ESTÁ MORTO ESSE TAL DE EMAIL NÉ?
Calma, início do artigo eu disse que vou lhe mostrar porque o email não está morto, então vamos lá.
Você acha que se o e-mail estivesse morto, os spammers desperdiçariam o tempo deles?
Para tudo hoje é necessário ter um email
Se você utiliza as redes sociais, Facebook, Twitter ou qualquer outra, você precisa ter uma conta de mail para conseguir se cadastrar na rede. Para praticamente tudo você precisa ter uma conta, seja para redes sociais, para utilizar alguma ferramenta online, etc.
Mas não é só de spam que vivem os emails. Quando olhamos além do spam, os emails comerciais (aqueles com permissão do usuário), chegam nas caixas de entrada diariamente. São aqueles emails que voluntariamente a pessoa optou por receber.
Muitas pessoas são receptivas às empresas em suas caixas de entrada, é quase certo que você assina a newsletter do site Submarino ou da Americanas.com. Tudo bem, se você não assinar um desses dois, você deve assinar pelo menos um site do seu interesse, ok?
Agora me responda?
– Quantas vezes você verifica seu email?
– Quanto tempo você consegue ficar sem verificá-lo antes de ficar curioso e não conseguir resistir a checá-lo?
– Quantas contas de email você tem?
Bom, eu imagino que seja muitas vezes que você checa seu email, assim como eu checo frequentemente os meus. E você deve ter no mínimo 2 contas de email, uma pessoal e outra profissional, acertei?
Quando você está usando algum equipamento conectado a internet, seja tablet, smartphone ou o próprio computador, acredito que checar emails é uma das 3 principais atividades que você realiza. (Se não for a principal como é o meu caso).
Se você quiser um guia completo ensinando passo a passo como criar campanhas de Email Marketing, sugiro que veja isto.
Veja mais algumas informações impressionantes:
Há 4,3 bilhões de contas de email no mundo
Isso mesmo, 4,3 bilhões. Para compararmos, a população mundial é de 7 bilhões. Por dia, as pessoas enviam 205 milhões de mensagens de email, sem ser spam. Pelo menos fizeram isso em 2015 de acordo com o Radicati Group.
O infográfico abaixo compara o uso do Email com as principais redes sociais usadas no mundo:
Nos últimos anos houve o crescimento espantoso do uso dos smartphones e tablets. Mesmo que pensemos que os usuários só querem um smartphone para usar o Whatsapp, o gráfico abaixo mostra quais são as principais atividades que uma pessoa faz com seu smartphone:
O Email ganha fácil do Facebook e até mesmo dos Games. E agora, te convenci?
É muito importante também que você conheça os dois tipos de emails e saiba qual a diferença entre eles. O Email e o Email Marketing.
Email
Consiste em mensagens trocadas entre amigos, familiares, colegas de trabalho. Geralmente é uma mensagem enviada para uma pessoa ou para um pequeno grupo de pessoas. Em geral é uma forma de se comunicar formal ou informalmente, fazer peguntas, trocar informações etc.
Email Marketing
É um canal de marketing que permite que pessoas e empresas se comuniquem em massa com seus clientes, possíveis clientes, fãs e assinantes. Para muitos negócios o Email Marketing é por onde enviam comunicados sobre novos produtos, serviços, etc.
Por que você deveria utilizar o Email Marketing no seu negócio?
- Para manter o seu negócio colado na mente do seu cliente
- Aumentar as vendas
- Reter Clientes
- Gerar demanda
– O Email Marketing pode ser o meio de comunicação que mantém o seu negócio colado na cabeça do seu cliente. Estratégias de Email Marketing podem focar em aquisições de novos clientes, fidelização, lealdade, etc. Isso é mais poderoso ainda quando você consegue dividir seus contatos em subgrupos e se comunicar com eles de modo segmentado.
– Você pode utilizar o Email Marketing para reter clientes, enviando mensagens oportunas e relevantes para clientes já existentes, familiarizando-os com a sua marca. Isto pode gerar até o aumento nas vendas e até recomendações do seu negócio.
– A geração de demanda é outro ponto que você pode trabalhar com o Email Marketing. Você pode provocar a curiosidade dos clientes com novos produtos, utilizar gatilhos mentais como a escassez, etc.
O Email Marketing não só está vivo como é a base de muitas campanhas de Marketing Digital bem sucedidas. É uma forma muito eficaz de se comunicar. Acredito que o e-mail vem mudando assim como todas as tecnologias vem sofrendo mudanças ao longo dos anos.
O crescimento do uso de Smartphones, redes sociais, serviços de assinatura como Netflix, Spotfy, vem crescendo muito porque acompanham a mudança constante do comportamento das pessoas. O Email não só cresceu como também vem mudando de acordo com o comportamento dos usuários.
Caixas de entradas inteligentes, acesso via dispositivos móveis, sincronização com armazenamento nas nuvens e por aí vai.
Espero que esse artigo tenha lhe trazido informações úteis.
E que tal um guia ensinando passo a passo de como criar uma campanha de Email Marketing. Dê uma olhada e aplique no seu negócio..
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5 replies to "Email Marketing – Aumente sua Lista e Venda Mais!"
[…] artigo que publiquei recentemente, “Email Marketing – Aumente sua lista e Venda Mais”, citei vários dados sobre o universo […]
[…] que você personalize a comunicação para cada um dos seus consumidores de uma vez só, como o Email Marketing por […]
[…] ferramenta que eu utilizo por exemplo, o Mailchimp para envio de Email Marketing. Ele oferece um plano gratuito de 12 mil mensagens por mês para até 2.000 contatos. Caso você […]
[…] Como já disse em outro artigo, aproximadamente 70,5% dos e-mails enviados no mundo são spam. […]
[…] que você personalize a comunicação para cada um dos seus consumidores de uma vez só, como o Email Marketing, por […]