“Acorda criança, papai chegou!”
Se você assistiu algum filme da série “Homem de Ferro” deve se lembrar desta frase, quando Tony Stark ativa seu assistente inteligente mais conhecido dos filmes da Marvel, o Jarvis.
É claro que é tudo ficção (ainda), mas quem não gostaria de ter um Jarvis em casa?
Vamos imaginar se pudéssemos ter um Jarvis com 1% da capacidade do que o tem o do filme.
Poderíamos passar algumas tarefas para ele como organizar arquivos bagunçados no computador, tratar algumas fotos que você está enrolando para revelar, escrever um artigo como este sobre pesquisa por voz, entre milhares de outras tarefas.
Mas isto não está tão longe assim, principalmente com as maiores empresas do mundo pesquisando e desenvolvendo soluções na área de pesquisa por voz, como é o caso da Microsoft, Google e Facebook.
Continue lendo este artigo para saber mais sobre:
- Evolução da pesquisa por voz
- Diferenças no perfil do consumidor entre a pesquisa escrita e pesquisa por voz
- Crescimento da pesquisa por voz no mundo
- Como a pesquisa de voz irá impactar seu negócio
- O poder da pesquisa de voz influenciando buscas locais
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Como começou a pesquisa por voz na Web
Os primeiros registros da pesquisa por voz na web foi com o Yahoo por volta do ano de 2008 e um pouco depois disso veio o famoso Google Voice Search, em 14 de junho de 2011.
Ao invés de você digitar um termo de pesquisa, bastava você clicar no ícone do microfone e falar sua pesquisa ao invés de digitá-la.
Após estes lançamentos, a pesquisa por voz só evoluiu, migrando para smartphones como é o caso do Google Now, Siri (Apple), aparelhos como o Alexa on Echo e para outros diversos campos de atuação.
Inclusive em 2015, o Google anunciou uma atualização para o Google Now, que o aplicativo teria respostas mais rápidas e precisas, analisando fonemas e o sotaque dos usuários, além de atualizações que prometiam a mesma efetividade de captação de voz em ambientes com bastante ruído.
Sinal de que a pesquisa de voz tem a atenção das grandes empresas e também está sendo muito utilizada pelos usuários.
Quem utiliza a pesquisa por voz
Existem pouquíssimos estudos sobre este tema, até porque é uma tecnologia que ainda está, vamos dizer, “em testes”. Mas alguns dados vazam na internet e eu vou compartilhar aqui com você.
Uma pesquisa publicada na SearchEngineLand.com diz que através da Siri (assistente pessoal da Apple) são realizadas mais de 1 bilhão de pesquisas por semana, e pelo Google aproximadamente 10% de todas as suas buscas são realizadas através da pesquisa por voz.
Incrível, não é? A utilização da pesquisa por voz principalmente através dos assistentes pessoais como o Siri vem crescendo e muito.
E qual o perfil desses usuários que estão utilizando a pesquisa por voz? São apenas jovens que nasceram nessa nova era tecnológica?
Abaixo você pode ver um gráfico mostrando a idade dos usuários que mais estão utilizando a pesquisa de voz.
É claro que já era de se imaginar que os usuários mais novos (entre 18 e 29 anos) são os que mais utilizam esta funcionalidade, mas o que chama muito a atenção é a quantidade de usuários acima de 44 anos.
Chama a atenção, pois essa funcionalidade da pesquisa de voz é bem nova, poucas pessoas ainda sabem usá-las. Esta outra pesquisa, diz que 40% dos usuários de smartphones começaram a usar a pesquisa por voz apenas nos últimos 6 meses.
Agora tente imaginar o potencial das buscas por voz no futuro? A projeção é de que a pesquisa por voz possa representar 50% de todas as buscas realizadas.
Para que os usuários estão utilizando a pesquisa por voz?
Google, como está o tempo hoje?
Que os usuários estão usando essa funcionalidade está claro, mas estão utilizando para buscar o quê?
Uma pesquisa divulgada no blog oficial do Google, mostra que 55% dos jovens que utilizam a pesquisa por voz uma ou mais vezes por dia enquanto 41% dos adultos utilizam uma vez ou mais por dia.
Os principais temas buscados pelos jovens são “ligar para alguém” 43%, “perguntar por direções” 38%, “ajuda com tarefas de casa” 31%.
Já entre os adultos, 40% correspondem a “pesquisas por direções”, 39% pesquisam sobre “dicção de palavras” e 31% para “ligar para alguém”.
A “pesquisa por direções” está sendo muito utilizada pelos jovens e pelos adultos.
E como anda a precisão da pesquisa por voz? Será que os usuários conseguem logo na primeira tentativa encontrar a informação desejada?
Parece que pouco mais da metade dos usuários estão satisfeitos com a precisão da inteligência artificial dos assistentes de voz. Abaixo um gráfico com a satisfação dos usuários segundo a Searchengineland.com.
Há um vídeo muito engraçado do canal Wuant, onde o Youtuber faz alguns testes e brincadeiras com a ferramenta de pesquisa de voz. Algumas buscas dão certo e outras nem tanto.
Principais diferenças no comportamento da pesquisa escrita para a pesquisa de voz
Caso você nunca tenha utilizado a busca por voz, pode ser que você não tenha nem imaginado o que eu vou dizer agora. Existe uma diferença bastante considerável entre uma busca escrita e uma pesquisa por voz.
A maioria dos usuários que navegam na internet e vão pesquisar algo no Google “normalmente” utilizam poucas palavras.
Vamos imaginar que você queira descobrir quem é o atual presidente do Canadá.
Se você estiver em um computador utilizando o Google, provavelmente você digitaria algo parecido como “presidente canadá” ou “presidente do canadá”.
Agora se você estiver utilizando um assistente pessoal ou a pesquisa de voz, “provavelmente” você dirá: “Quem é o atual presidente do Canadá?” ou então “Quem é o presidente do Canadá?”
Ou seja, há uma alteração no seu comportamento de busca quando utiliza a pesquisa por voz.
Mas porque existe essa diferença?
Ainda não existe nenhum estudo sobre isso, mas provavelmente tenha relação com experiências negativas na hora de fazer uma busca por voz. O usuário diz algo e o sistema não entende completamente, ou entende em partes.
Algo parecido com o vídeo acima do canal What, que o Youtuber faz alguns testes de busca por voz. Os usuários quando fazem uma pesquisa de voz, normalmente tendem a falar frases mais completas e adicionar mais palavras do que uma busca digitada.
Faça um teste no seu próprio celular. É muito provável que seu celular já possua um assistente pessoal que realize a pesquisa por voz. Atualmente os principais sistemas operacionais mobile já possuem essa funcionalidade integrada, como é o caso do Google Now (Android), Siri (Apple) e Cortana (Windows).
Mas o que são assistentes pessoais e quais suas principais funções?
Assistentes pessoais na pesquisa de voz
Os assistentes pessoais são softwares com inteligência artificial programados para reconhecer, interpretar e executar comandos de voz ou de texto dados por um usuário.
É praticamente o Jarves do filme Homem de Ferro, só que com a capacidade bem reduzida.
Os assistentes pessoais começaram e ser desenvolvidos inicialmente para PCs, com o intuito de realizar algumas tarefas para os usuários como verificar o trânsito, condições meteorológicas, cotação de moedas, preços de produtos, etc.
No final do ano de 2013, foi lançado um filme chamado “Ela”. O filme conta a história de Theodore, um escritor que acaba de comprar um novo sistema operacional para seu computador e que acaba se apaixonando pela voz deste programa.
É um filme muito bem produzido e bem escrito, recomendo que você assista. Dê uma olhada no trailer logo abaixo:
Atualmente uma das empresas mais famosas no mercado de assistentes pessoais para computadores é a NextOS, que desenvolveu a Denise, veja só algumas funcionalidades no vídeo abaixo.
Enquanto os assistentes pessoais não são tão envolventes no nível de “criarmos um relacionamento mais afetivo” como no filme, os usuários estão utilizando a busca por voz principalmente para pesquisar direções e localizações.
E como esse comportamento poderia influenciar o seu negócio, por exemplo?
A influência da pesquisa de voz nas buscas locais
Como vimos agora pouco, o usuário se comporta de maneira diferente quando vai fazer uma pesquisa de voz e uma pesquisa escrita.
E traduzindo para as buscas locais, como isso pode afetar seu negócio?
Uma das principais funcionalidades da pesquisa por voz está sendo a busca por direções ou busca por locais. Então vamos imaginar que um usuário esteja passeando por uma cidade ou é novo e não conhece nada na cidade e resolva procurar algo próximo a ele.
No exemplo abaixo, através da pesquisa por voz, pedi para o Google Now me mostrar padarias perto de mim. Veja os resultados que ele exibiu:
Este é um exemplo bem simples do que um usuário pode pesquisar. Praticamente qualquer tipo de negócio pode estar sendo solicitado ao Google, e caso sua empresa não estiver devidamente cadastrada no Google, provavelmente seu negócio não será exibido.
Neste artigo “Meu Negócio no Google” eu mostro como você pode cadastrar e divulgar sua empresa no Google sem gastar nada.
Mas não basta apenas você cadastrar seu negócio no Google. Você precisa colocar informações de contato, telefone, fotos, horário de funcionamento, etc. Quanto mais informações, melhor!
Veja neste exemplo outra pesquisa que fiz no Google Now dizendo “Supermercados próximos a mim”. O primeiro resultado foi um supermercado bastante conhecido aqui na cidade.
O Google exibe horário de funcionamento, horário de pico, telefone, comentários, fotos, etc. É muito importante que você dê informações a seu possível cliente. Quanto mais informações, mais segurança seu negócio irá transmitir, dando mais tranquilidade na hora do usuário avaliar se ele vai visitar ou não seu estabelecimento.
Outra informação muito legal, é um conteúdo escrito pelo Renê Fraga, editor do maior portal sobre o Google no Brasil, o Google Disvovery, neste conteúdo Renê diz como você pode acessar todo seu histórico de pesquisas realizadas por voz, confere que é muito interessante.
E qual será o futuro da pesquisa por voz?
Provavelmente será um futuro com muitas adaptações por parte de nós usuários. Adaptação porque toda novidade causa um pouco de preservação e desconforto em um primeiro momento, como foi o caso das Selfies, por exemplo.
Você parou para pensar que atualmente a câmera frontal nos celulares é praticamente um item fundamental para decisão de compra?
Assim como foi a mudança dos celulares analógicos para os celulares touch screen. Hoje praticamente não existem celulares com aqueles bons e velhos botõezinhos.
Outro ponto que terá muita ligação com a pesquisa de voz ou comandos de voz é a “Internet das coisas”. Os famosos eletrodomésticos inteligentes (a geladeira que vai pedir comida automaticamente, as fechaduras de portas que são destravadas através do seu smartphone, o Google Glass que já é realidade, sensores em carros para evitar colisões, etc).
A indústria tecnológica está cada vez mais próxima de desenvolver um “Jarves”, e eu estou gostando muito disso.
Agora é sua vez de usar sua voz, deixe seu comentário dizendo o que achou do conteúdo.
Até a próxima!
2 replies to "Não perca esta onda! Veja como a Pesquisa por Voz pode influenciar seu negócio nos próximos meses!"
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