Você sabe quais redes sociais utilizar para divulgar sua empresa? Criou perfis em todas as redes sociais que conhecia e postou o mesmo conteúdo em todas elas? Tem perfis em várias delas mas só atualiza uma ou duas no máximo?
Se você se identificou com algumas das perguntas, continue lendo este artigo pois iremos falar sobre dicas para você identificar qual rede social pode trazer mais resultados para a sua empresa.
Aqui você aprenderá:
- Como descobrir qual é o público da sua empresa;
- Entendendo qual rede social seu público utiliza;
- Quais assuntos podem interessar este público;
- Como gerar conteúdos relevantes;
- Review e funcionalidades sobre as 6 redes sociais mais utilizadas no Brasil.
Você tem ideia de quantas redes sociais existem no mundo? Eu também nem imagino, acredito que milhares. Redes sociais surgem a cada dia e isso continuará até que todos os nichos possíveis forem completados.
Além de Facebook, Instagram e Twitter que abrangem grande parte da população mundial, redes sociais de nichos surgem com muita frequência. Como é o caso da Pip – Rede Social de Receitas, a Social Bike – Rede social para quem gosta de pedalar e muitas outras.
É comum empresários e profissionais de marketing terem dúvidas sobre qual a melhor rede social para divulgar determinados ramos de negócio, afinal existem tantas opções que essa tarefa as vezes acaba se tornando complexa.
Praticamente todas as pessoas que conhecemos estão cadastradas no Facebook, mas se tratando de negócios, quanto mais pessoas participam de determinada rede social, mais empresas também estarão. Ou seja, seu concorrente certamente estará por lá.
E nada adianta utilizar várias redes sociais se você não tiver um objetivo. Você precisará de muito tempo para gerir todas as redes sociais, ao menos que você utilize uma plataforma de gerenciamento de redes sociais como a Hootsuite, mas isso não quer dizer que você ganhará muito tempo, apenas automatizará algumas ações. Se você não tiver uma estratégia de público e de conteúdo bem definida, será uma ferramenta com pouca efetividade.
Qual é o seu negócio?
Fazer determinadas perguntas com frequência faz com que não esqueçamos qual é a essência do nosso negócio. Perguntas que tenham objetivo de levantar informações sobre o negócio com o intuito de gerar ideias para oferecer ao seu público.
Perguntas como:
Em qual negócio eu estou?
Eu vendo viagens ou vendo férias, descanso, passeio em família?
Como eu quero ser percebido pelo mercado?
Como uma empresa confiável? Inovadora? Bom atendimento?
O que é fundamental para minha empresa ter êxito no mercado?
Bons produtos, curtos prazos de entrega, etc.
Essas perguntas lhe ajudarão muito a saber com qual público você está falando. Por exemplo:
Se você trabalha em uma agência de viagens, você não vende pacote de viagens, mas sim descanso, férias em família, diversão, lua de mel, etc.
Essa é uma forma fácil de ver o outro lado da moeda. Não pense somente como empresa. Aumento de produtividade, maior lucro, diminuição de desperdício, entre outros, são importantes sim mas tente pensar como o seu público pensa.
Se você tem um açougue, você não vende só carnes. Você vende o momento do churrasco no almoço de domingo, onde toda a família se reúne, vende água na boca quando o consumidor compra uma peça de picanha, o status quando o consumidor quer fazer um churrasco na casa dele e convidar os amigos.
Neste caso, você estaria falando com um pai de família que adora fazer churrascos de fim de semana, que compra carnes nobres, temperos selecionados, etc. Ou então um jovem de 20 a 30 anos que faz churrascos com amigos que compra além de carnes selecionadas, cervejas, produtos para acender a churrasqueira, aventais, etc.
Utilize essas 3 perguntas para se perguntar do próprio negócio e se surpreenda com as ideias que irão surgir.
Sem contar que quando você realiza essas perguntas, você gera muitas ideias para oferecer conteúdos gratuitos para seus clientes.
Quais redes sociais seu público utiliza?
Com base nas informações levantadas logo acima, descobrir quais as redes sociais que seu público utiliza está ficando mais fácil. É importante ressaltarmos mais alguns pontos para que você saiba quais redes sociais mais se enquadra no perfil do seu consumidor.
- Qual a idade do seu público alvo e o sexo;
- Qual o envolvimento do seu público com as mídias sociais (frequência);
- Quais os assuntos que seu público procura nas plataformas de mídias sociais.
(Mais a frente do artigo, você verá as características das principais redes sociais como o Pinterest por exemplo, por ser uma plataforma mais visual, é um ótimo canal voltado para a alimentação, culinária, moda, saúde, beleza, etc. Isso irá completar essas 3 questões.)
Veja também como você pode aumentar as vendas através das redes sociais.
Quais assuntos podem interessar seu público?
Continuando com o exemplo do açougue, você precisa ter em mente quais assuntos podem chamar a atenção do seu consumidor, como por exemplo, situações simples que ocorrem no dia a dia. Vamos imaginar algumas situações corriqueiras que pessoas comuns passam durante a preparação de um churrasco.
- Acender a churrasqueira;
- Limpar as grelhas
- Limpar a gengiskan (caso o churrasco for feito na mesma)
- Quanto preciso comprar de carne e bebida?
Faça itens como esse para o seu negócio. Escreva situações que consumidores passam no dia a dia e que esteja relacionado com o seu produto. Sabendo que seu cliente passa por determinadas situações, porque não ajudá-lo a resolver da forma mais simples possível?
Veja alguns conteúdos você poderia estar criando seja em formato de post no blog, post no Facebook, vídeo no Youtube, cartãozinho impresso e deixado no balcão do seu estabelecimento, enfim, existem inúmeras maneiras de oferecer o seguinte conteúdo:
- Como acender a churrasqueira sem utilizar álcool e sem correr riscos de incendiar a sua casa?
- 5 dicas de como limpar a gengiskan em poucos minutos;
- Como calcular a quantidade de carne para seu churrasco?
- Como abrir o saco de carvão sem precisar rasgá-lo (essa dica parece ser inútil, mas 90% dos churrasqueiros rasgam o saco de carvão (inclusive eu), pois não conseguem tirar o nózinho do barbante).
Esses são simples exemplos que podem ser pertinentes para esse consumidor. Pense nos assuntos que ele possa ter dificuldades e ofereça algo de grande valor. Oferecendo conteúdos importantes para seu consumidor, você estará se relacionando com ele de forma efetiva.
Se você seguir as etapas acima, você terá feito uma ótima pesquisa do perfil do seu consumidor e poderá gerar muita vantagem para com seu concorrente.
Review das principais redes sociais utilizadas no Brasil:
Estas informações lhe ajudarão a saber qual o perfil do público que utiliza determinadas redes sociais.
Número de usuários em todo o mundo: mais de 1 bilhão.
Idade e gênero dos usuários:
Relacionamento e Nível Educacional:
Principais cidades por números de usuários:
Dispositivos mais usados para acessar o Facebook:
Fonte: Facebook Audience Insights – 2016
Para tirar o maior proveito possível do Facebook e nunca ficar sem ideias do que publicar, leia Posts para Facebook – 16 ideias testadas e comprovadas.
Número de usuários no Brasil: 16 milhões de usuários
Gênero dos usuários:
Faixa etária dos usuários do Instagram:
Perfil geográfico dos usuários do Instagram:
Usuários no Brasil: mais de 350 mil
Gênero dos usuários do Pinterest:
Faixa etária dos usuários do Pinterest:
Assuntos em alta no Pinterest:
Outras informações
- visitantes indicados pelo Pinterest gastam 70% mais dinheiro do que os visitantes que foram indicados por outros canais;
Existem mais de 255 milhões de usuários ativos no Twitter. Esses publicam uma média de 500 milhões de tweets por dia e 60% desses usuários acessam via dispositivos móveis.
De acordo com um estudo da Compete, os usuários do Twitter seguem seis marcas ou mais. Os principais motivos para que as pessoas sigam as marcas no Twitter são:
São poucas as pequenas empresas que utilizam esta rede social. São empresas maiores que utilizam o Twitter para se comunicar via Rede Social.
Gênero dos usuários do Twitter:
Faixa etária dos usuários do Twitter:
Youtube
O Youtube é o segundo maior buscador do mundo ficando atrás somente do Google. Muitos consumidores procuram reviews, indicações, tutoriais, dicas, unboxing de produtos, etc. É um grande meio de influência para consumidores. São aproximadamente 3 bilhões de buscas realizadas por mês.
As informações demográficas dos usuários do Youtube não são reveladas oficialmente acredito pelo fato de se equipararem com os usuários que fazem buscas no Google.
Quantidade de horas enviadas para o Youtube:
Quantas horas são visualizadas por mês:
O crescimento do Linkedin no Brasil não é mais novidade para ninguém. Segundo informações oferecidas pelo próprio Linkedin, mais de 99% dos usuários usam a rede social por motivos não relacionados a busca de empregos.
O Linkedin é uma excelente rede social para empresas. Muitos profissionais de Recursos Humanos buscam profissionais através desta rede social.
Apesar de não parecer, a pesquisa do Linkedin aponta isso:
Outras informações:
- Apenas 27% dos usuários acessam via dispositivos móveis;
- O tempo médio que um usuário gasta mensalmente é de 17 minutos.
Existem outras diversas redes sociais que não abordei aqui como o Snapchat, Whatsapp, Tinder, Periscope que bem utilizadas, podem oferecer um resultado excelente assim como as redes sociais citadas acima. O que você precisa é estratégia de conteúdo e saber qual é o seu público alvo.
Se você quiser aprender a como criar posts para o Facebook em minutos e com aparência profissional e utilizando uma ferramenta gratuita, não deixe de ver este artigo clicando no link acima.
O que você achou das informações? Lhe ajudou de alguma forma a ver uma oportunidade em alguma rede social que você ainda não utilizava?
Deixe seu comentário, ficarei feliz em ver sua opinião.
6 replies to "Redes Sociais – Qual a melhor para divulgar sua empresa?"
Quem faz uso do Marketing Digital deveria saber dessas informações e quem não faz uso do Mkt Digital, deveria buscar conhecer mais sobre essas informações! Por isso eu gosto desse canal!
Muito obrigado pelo comentário, Fabrício.
Grande abraço!
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