Independente de qual seja a ação, se você quer que seu cliente realize algo, principalmente se quer ganhar seguidores nas redes sociais, você precisa seguir 3 passos:
– dizer a ele o que você quer;
– tornar essa tarefa o mais fácil possível;
– mostrar o que ele vai ganhar com isso.
Isso serve para aumentar sua lista de emails, ganhar seguidores nas redes sociais, aumentar sua vendas, etc. Isso eu vejo que se aplica cada vez a mais coisas.
Ganhar seguidores em anúncios offline, é possível?
Sabe quando vemos um anúncio em uma revista ou na televisão, onde são inseridos os ícones das redes sociais? Algo parecido com o anúncio abaixo:
Concorda que dificilmente o usuário vai se atentar aos ícones das redes sociais, quem dirá clicar (o que é impossível através de uma revista ou televisão), ou seja, dificilmente irá se relacionar com sua marca e ganhar seguidores.
Eu também já fiz isso, criava anúncios para revistas e colocava os ícones das redes sociais, como se os usuários fossem ir correndo curtir ou seguir a empresa nas redes sociais.
Claro que quando vemos um ícone a intenção é de clicarmos nele, mas se não tivermos uma razão bem clara para fazer isso, esses ícones são bastante ineficazes.
Divulgar suas Redes sociais por emails
Quando colocamos os ícones sociais em nossas mensagens de email, eles continuam ineficazes da mesma forma do que no anúncio impresso. Isso porque presumimos que os leitores saibam o que fazer e o que vão receber após clicarem nos ícones.
Observe o email abaixo, você consegue localizar o ícone do Facebook?
O botão é até grande e está ao lado botão “Guia de Compras”, no entanto, o que acontecerá se clicarmos nele?
Por ele estar localizado ao lado do “Guia de Compras” seremos redirecionados para uma seção no Facebook onde teremos um guia? O email será compartilhado no Facebook? Seremos redirecionados para a página de fãs da marca?
É claro que seguindo a lógica seremos redirecionados para a página de fãs da marca, estou exagerando um pouco, mas lembre dos 3 passos: o que eu quero que meu cliente faça? Como vou deixar isso o mais fácil possível? O que ele vai ganhar com isso?
Agora repare no email da CUSP (marca de roupas femininas).
A marca se preocupou em enviar um email só para divulgar as redes sociais da marca. Logo de início há uma chamada “Let’s Get Social”, que a tradução poderia ser “vamos ser sociais” ou “vamos nos socializar.
E logo abaixo a segunda chamada do email:
“Verifique nossas atualizações frequentes sobre últimas tendências e estilos mais vendidos e encontre inspirações de looks”…
Já no botão para o Facebook a chamada é:
“Seja o primeiro a saber sobre vendas, promoções e eventos exclusivos no Facebook”.
A mesma coisa é feita para com as outras redes sociais, Twitter, Instagram e Pinsterest. Interessante né!? Agora com base nesses dois emails, qual deles você estaria mais propenso a se conectar com a marca nas redes sociais?
É claro que existe uma diferença entre esses dois e-mails. O primeiro (da Connect Parts) é focado em vendas e o botão do Facebook é só um complemento caso o usuário se interesse. O segundo (da CUSP) é exclusivamente para comunicar ao consumidor sobre as redes sociais.
Criar uma campanha desse tipo pode trazer efeitos positivos para ganhar seguidores e fãs nas redes sociais. Você pode intercalar entre seus emails de venda, emails de conteúdo, etc.
E na prática, isso funciona para o seu público? Quem pode dizer isso é somente você. Faça testes e deixe bem claro os 3 passos: dizer a ele o que você quer, tornar essa tarefa o mais fácil possível, mostrar o que ele vai ganhar com isso.
No mercado nacional, acredito que são poucos os exemplos de empresas que utilizam o email para atrair novos fãs para as redes sociais. Estou cadastrado em algumas listas das maiores marcas do país, mas para escrever este artigo, pesquisei em meu banco de dados e só encontrei este exemplo em inglês.
Quer um GUIA de como criar campanhas de email marketing? É só acessar este link.
Espero que tenha gostado do conteúdo, gostaria de ouvir sua opinião. Comente 🙂
Até a próxima!