Como sites, blogs e marcas podem aumentar o interesse em seus produtos? Veja alguns exemplos de Inbound Marketing e se inspire!
Muito se fala sobre Inbound Marketing ou Marketing de Conteúdo, a estratégia em que você atrai a atenção de possíveis clientes ao invés de bombardeá-lo com propagandas.
Teoricamente tudo funciona perfeitamente. Funil de vendas, eBooks, Email Marketing, automação de marketing, todos são termos que quando ouvimos ficamos impressionados. Nossa, funil de vendas, UAU.
Neste artigo gostaria de trazer para vocês exemplos reais de empresas que utilizam o Inbound Marketing em sua estratégia para atrair clientes e aumentar as vendas, seja de um site, loja física ou empresa.
Exemplos de Inbound Marketing
Iniciarei falando sobre uma marca muito conhecida no segmento de móveis online. Acredito que você já tenha ouvido falar do Meu Móvel de Madeira.
É uma loja virtual que trabalha com diversos móveis e acessórios (de madeira) para todos os ambientes da sua casa.
Meu Móvel de Madeira
São diversas as estratégias de Inbound Marketing que a marca utiliza, por exemplo: logo quando você acessa o site, já é impactado pela seguinte chamada “Chega Mais: Dá uma olhada nas inspirações que preparamos pra te ajudar a escolher o móvel certo 😉”
Assim que o usuário clica na barra superior, é direcionado para uma sessão dentro do site (uma Landing Page) onde são exibidos diversos ambientes de inspiração.
Sabe aqueles ambientes que quando vemos temos vontade de ter em nossas casas? É praticamente isso, mas os ambientes são montados somente com produtos que a loja comercializa.
Praticamente todos os produtos exibidos no ambiente você pode ver mais informações através dos botões ao lado, onde são exibidos os produtos que compõem o ambiente.
Nesta seção, a marca se preocupou em colocar ambientes inspiracionais para todos os cômodos da casa, desde quarto de casal, garagem, jardim e quartinho da bagunça.
É claro que esse quartinho da bagunça (igual da foto abaixo) é o sonho de muitos, inclusive o meu.
Outra área no site que esbanja informação para seus consumidores é a “Dicas de Conservação”. Um conteúdo que tem tudo haver com os produtos que a loja comercializa.
Nesta área, são compartilhadas informações de como cuidar de produtos com diferentes tipos de acabamento como MDF, MDP, Madeiras sem acabamento, acrílicos e uma infinidade de acabamentos.
São todas dicas de limpeza, armazenamento, cuidados essenciais.
Em uma etapa um pouco mais avançada da estratégia de Inbound Marketing, a marca continua fazendo o trabalho de oferecer conteúdo relevante para os possíveis clientes.
Inbound Marketing através do Email Marketing
Após o usuário estar se relacionando com a empresa, neste caso através do Email Marketing, são enviados newsletters não só com o intuito da venda.
No email abaixo, a marca criou uma série chamada “Acerte as Medidas” que no caso desta campanha o foco era a sala de jantar.
O intuito é oferecer algumas informações para que o cliente possa organizar a sala de jantar da melhor forma possível. Veja a preocupação que a marca tem em oferecer conteúdos gratuitos para sua audiência.
São oferecidas dicas de espaçamento entre os móveis, toalhas decorativas, acessórios e diversas outras informações, veja abaixo:
Simbo – CRM para Imobiliárias
Mudando um pouco do ramo de comércio eletrônico, existe uma empresa de Londrina chamada Simbo, que trabalha com um software CRM para imobiliárias e corretores de imóveis.
O software faz todo o trabalho de gestão que uma imobiliária e um corretor de imóveis precisa para vender, acompanhar e gerenciar imóveis e clientes.
A grande sacada desta empresa são os materiais educativos que ela fornece aos clientes e possíveis clientes. Este tipo de material, é um dos melhores exemplos de Inbound Marketing, veja abaixo como funciona.
Existe uma sessão exclusiva (as chamadas Landing Pages) dentro do site onde são divulgados mais de 15 materiais educativos totalmente relacionados a necessidades do dia a dia de imobiliárias e corretores de imóveis.
Alguns materiais como “Construindo um site para sua imobiliária”, “Guia Prático de Boa Escrita Comercial”, “O Guia completo da captação de imóveis”, etc.
Se você analisar, são materiais que vão totalmente de acordo com a necessidade da maioria dos negócios que trabalham com venda de imóveis.
Para que o usuário veja o conteúdo, é necessário deixar o nome e email.
Com isso a empresa consegue atrair leads qualificados para que possa ir se relacionando via Email Marketing, redes sociais e Remarketing.
Hospital Samaritano
Abaixo segue um exemplo um pouco inusitado. Na verdade é diferente do que costumamos ver.
O Hospital Samaritano de São Paulo começou a produzir conteúdos que vão desde benefícios de alguns alimentos para sua saúde até guias de como manter a saúde do seu coração saudável.
Essa foi uma ótima saída para o hospital, pois o setor possui restrições em relação a publicidade.
Eu me cadastrei para receber o guia de Cardiologia que tem como promessa dicas para manter a saúde saudável do seu coração.
Assim que me cadastrei na página, recebi o seguinte email:
Você pode notar que não é aquela comunicação robótica de empresa/consumidor.
O email, por mais que não tenha sido escrito por um médico, a marca faz com que pareça que foi, ou seja, tenta passar o máximo possível de confiança para o interessado.
O assunto do email é: “Dr. Roberto Cury – Guia do Núcleo de Cardiologia do Samaritano”.
Parece que você já faz parte do Hospital, que se precisar de qualquer coisa pode até ir falar com o Dr. Cury.
Esses são só alguns exemplos de estratégias de Inbound Marketing. Como você pode ver, independente do tipo de negócio seja online, físico, consultoria, é possível criar uma estratégia eficaz de Inbound Marketing.
Espero que tenha gostado do conteúdo e caso queira saber mais informações e como criar uma estratégia de Inbound Marketing, acesse este artigo aqui do site.
Até a próxima.
Abraços!
1 Response to "Exemplos reais de Inbound Marketing"
[…] não ficou claro ainda como funciona o Inbound Marketing, veja neste post alguns exemplos de empresas que realizaram a estratégia de Inbound […]