Anunciar na internet não é mais uma novidade. Anunciar no Facebook ou no Google Adwords, por exemplo, é simples para a maioria dos usuários, mesmo quem não é profissional no assunto.

O problema é que não é tão simples anunciar na internet e atrair clientes. Anunciar é fácil! Só é necessário dinheiro e criar uma conta de anúncios.

Alguns usuários, principalmente quando falamos em Google Adwords, tem medo de ativar a campanha, pois receiam que da noite para o dia, seu saldo zere.

E isso pode acontecer e já aconteceu com várias pessoas. Inclusive recebi diversas mensagens por e-mail com a queixa de que assim que começaram a investir, o dinheiro sumiu e os clientes também.

E por que isso acontece?

O que tem de errado em investir na internet?

Qual é a maneira certa de anunciar na internet?

Continue no artigo para saber mais sobre todas essas informações.

 

Por que você começou a anunciar na internet?

por que anunciar na internet

Esta pergunta pode estar parecendo óbvia. Oras Darlan, eu comecei a investir na internet, pois preciso vender mais, atrair novos clientes, entre diversos outros fatores.

Sim, perfeito! Mas Ok, mas quando vamos começar a investir na internet, é necessário que tenhamos um mapa, um plano bem detalhado do que vamos fazer, como vamos fazer, quem iremos atingir e quanto iremos gastar.

Por exemplo:

Preciso divulgar minha empresa pela internet, pois preciso atrair 15 novos clientes para o mês de Janeiro, então irei criar anúncios no Facebook e no Google, investirei aproximadamente R$ 50,00 em cada mídia e quero atrair novos lojistas, pois esse é o público alvo que eu busco.

Pronto, fizemos um planejamento (bem simples, é claro) sobre quais serão suas ações na hora de anunciar na internet.

Isto é necessário, pois muitas vezes as pessoas têm em mente que precisam investir na internet, então investem o dinheiro na ferramenta, mas não criam esse plano/objetivo antes de investir, o que pode ser um erro.

 

Por que você não está conseguindo resultados?

Mesmo definindo objetivos e metas para seus anúncios, pode acontecer de que os resultados ainda não venham.

Como eu disse no início do artigo, investir na internet é fácil, mas obter resultados não é tão simples assim. E se fosse fácil, todas as empresas estariam transbordando de clientes, não é?

Existem alguns itens que você precisa avaliar em relação a sua campanha de anúncios, independente da mídia em que você esteja anunciando.

Os principais fatores que podem contribuir para que você não consiga resultados anunciando na internet é o perfil do público e os anúncios. Veja abaixo detalhadamente cada item.

 

O perfil do Público está de acordo com o que você quer atingir?

Em diversos artigos aqui no site friso a importância de segmentar qualquer tipo de ação.

Para conseguir resultados, independente se for campanhas de Inbound Marketing ou campanhas de Marketing Off-line é fundamental segmentar seu público.

Imagine que você queira aumentar as vendas do seu produto, que são brinquedos para crianças.

Qual é seu público alvo? As crianças ou as mães das crianças? É claro que quem irá fazer birra dentro da loja para levar o boneco do Homem-Aranha ou do Ben 10 é a criança, mas quem irá dar a decisão final e pagar pelo presente? São os pais das crianças.

Aqui começou a segmentação! Às vezes estamos anunciando nosso produto para quem não é o decisor de compra. E isso faz com que nosso produto apareça, talvez até chame a atenção, mas não é convertido em venda.

Outra coisa pouco falada por profissionais de marketing, é que existe uma diferença entre anunciar no Facebook e anunciar no Google.

Por exemplo, que está no Facebook, muito provavelmente está navegando em busca de descontração, vídeos engraçados, gifs animados, fotos de amigos, entre diversos tipos de distração.

Se você exibir um anúncio “compre meu produto”, “visite minha loja”, será que terá algum efeito? Tome muito cuidado na hora de criar anúncios no Facebook, pois muitas pessoas estão em momento de descontração e não estão aptas a comprar.

 

Avaliando seus anúncios

avaliando anuncios - como anunciar na internet

Agora que você já definiu o público que você quer atingir e escolheu a plataforma ideal para anunciar, vamos avaliar o anúncio.

É essencial ter um anúncio chamativo e que desperte a atenção em seu público.

Os itens que todo anúncio deve ter é:

  1. Título Chamativo
  2. Call to Action
  3. Imagem (quando disponível na plataforma)
  4. Relevância

Título

Sobre o título, qual dos dois abaixo chama mais a atenção?

  • Boneco Homem Aranha – Promoção de Boneco – Acesse
  • Homem Aranha | O Boneco que vai deixar seu Filho Encantado!

Teoricamente o título número 2 irá chamar mais a atenção do público, claro que é necessário realizar testes, mas deve-se seguir esta lógica. Tentar criar um título chamativo para o público alvo.

Call to Action

A call to action significa chamada para a ação. É algo do tipo: clique aqui e ganhe um desconto. Isto é uma call to action.

Este elemento pode estar inclusive dentro do título, vai da sua criatividade e do espaço que você tem disponível para anunciar.

Por exemplo, quando anunciamos no Facebook ele nos dá a opção de inserir um botão, na imagem abaixo é o botão “saiba mais”.

como anunciar na internet - anúncio facebook - ecommerce brasil

Imagem

A imagem também é muito importante (quando disponível no seu anúncio).

Muitas das vezes é pela imagem que o usuário mais se identifica com o produto. Atualmente os usuários são impactados por milhares de informações, imagens e notícias. Sua imagem está chamando a atenção dele ou é só mais uma imagem no meio do mar de informações?

Relevância

Qual é a relevância que o anúncio do seu produto está tendo para o cliente? Qual o diferencial do seu produto?

Passar relevância, mostrar o diferencial que seu produto tem em comparação ao seu concorrente pode ser um fator decisivo para o cliente decidir em clicar, ver e comprar seu produto.

Bom, espero que tenha gostado deste conteúdo, se tiver qualquer dúvida ou necessidade, basta deixar um comentário aqui abaixo.

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Um abraço e até a próxima!


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