Automação de Marketing não é nenhum bicho de 7 cabeças e qualquer pessoa pode fazer na sua empresa, desde que conheça os conceitos básicos.
Se você tem interesse em saber mais sobre automação de marketing, continue aqui comigo!
Automação de Marketing – O que é?
Basicamente a Automação de Marketing pode ser resumida na possibilidade de aumentar as vendas da sua empresa sem precisar contratar mais vendedores, da mesma forma que uma Samsung produz mais celulares sem precisar contratar mais funcionários.
Eu vou citar um exemplo extremamente simples para você entender melhor a situação: Vamos imaginar que você é um vendedor de tapetes e que passa de casa em casa vendendo seu tapete.
O que você precisa fazer? Passar diariamente nas casas, bater palmas e procurar potenciais clientes que estejam dispostos a adquirir seu tapete.
Isso é totalmente manual e custoso, se tratando do tempo que você precisa para visitar novos clientes e até mesmo seus clientes antigos.
É praticamente impossível escalar o negócio, vender em grande quantidade, há não ser que você contrate 100 ou 200 vendedores e comece a visitar diversos bairros de uma só vez.
Só que mesmo assim, 98% das pessoas, das casas que você visita não estão preparadas para comprar o tapete. Por diversos motivos como:
- As pessoas não te conhecem;
- Não conhecem seu tapete, se é bom ou ruim
- Não estão precisando de um tapete naquele momento
- Não tem dinheiro naquele momento
- Não gostam das cores que você tem de tapetes
- Não querem tapete pequeno e sim um tapete grande
Entre dezenas de outros fatores.
Ou seja, as chances de você fazer uma venda na sua primeira visita é bem pequena.
E isso acontece da mesma forma com o seu produto, com a sua empresa. Vamos imaginar que 1000 pessoas acessem o seu site.
98% dessas pessoas ainda não conhecem você, não conhecem seu produto, se é bom ou ruim, não sabem se realmente precisam do seu produto, entre outros fatores.
E é aqui que entra a automação de marketing.
A primeira etapa de uma estratégia de automação de Marketing é atrair pessoas, possíveis clientes para o seu negócio.
Atrair
E de que forma você consegue atrair um possível cliente?
Através de um Blog, através de um ebook, das redes sociais, de um anúncio, através da otimização do seu site.
Na maioria das vezes a atração desses possíveis clientes é através de um material rico.
Por exemplo: Se você é um corretor de imóveis, ou tem uma imobiliária, um material rico que você poderia oferecer para seu possível cliente é um ebook, um vídeo, ou até mesmo um artigo no blog com o seguinte tema: Planejamento financeiro para seu primeiro imóvel – como se planejar financeiramente para comprar sua casa.
Então você pode desenvolver uma planilha que irá ajudar pessoas a se planejarem financeiramente para comprar o primeiro imóvel.
Repare que esse assunto está totalmente ligado com a imobiliária ou com o corretor de imóveis. Você está oferecendo um conteúdo que irá ajudar o possível cliente na necessidade que ele está tendo, que é comprar uma casa.
À partir do momento que você atrai pessoas que estão interessadas em determinado assunto, é a hora de convertê-las, de conseguir algum tipo de informação dessa pessoa para você começar o relacionamento.
Converter
A conversão pode ser feita través de pop-ups no seu site, formulários, Landing Pages, entre outras formas.
Então, por exemplo. Você possui uma Landing Page para divulgar sua planilha de planejamento financeiro.
Para o usuário baixar a planilha, ele precisa deixar o nome e e-mail.
É claro que se você tiver 1000 pessoas visitando esta página, não são todas elas que vão deixar dados de contato, pois nem todas estarão interessadas nesta planilha.
Aí já está a primeira segmentação que você estará fazendo. Algumas pessoas não estarão interessadas na planilha, pois podem não estar querendo comprar uma casa neste momento, ou já possuem o dinheiro à vista para comprar uma casa, entre outros fatores.
Assim você já faz a primeira segmentação e já vai saber que tipo de comunicação irá utilizar com essas pessoas que decidiram por baixar a planilha.
Após converter esta pessoa, assim que você tiver dados dela, seja nome, e-mail, telefone, é a hora de se relacionar com ela.
Relacionamento
O relacionamento serve basicamente para educar esse possível cliente, agregar valor e quebrar objeções.
Quando você se relaciona e oferece mais conteúdos ricos e que agregam valor para esse possível cliente, você mostra que é uma autoridade, mostra que possui experiência na sua área, o ajuda em determinadas dificuldades que ele possui. Fazendo isso você ganha confiança deste usuário.
E tire como exemplo você mesmo. Você compra algo de um desconhecido? É bem raro, não é?
Você prefere comprar algo da Amazon ou de outra livraria online qualquer? É muito mais fácil você comprar da Amazon, pois é uma marca que você já conhece, já vê há algum tempo.
Vender
É aquela velha história. Se você está em um barzinho, já vai chegar a uma mulher e pedir um beijo? Jamais, você precisa perguntar o nome dela, começar a conversar, oferecer um drink e quem sabe você vai conseguir um beijo.
Depois de se relacionar muito com seu possível cliente, quebrar suas principais objeções, oferecer muito conteúdo de valor, é a hora de fazer uma oferta.
A venda, ao contrário do que muitos pensam, não é algo fácil de fazer. É necessário muito relacionamento e é isso que você fez na etapa anterior.
E todas estas etapas, atrair, converter, relacionar e vender é possível fazer de forma automática, de forma automatizada.
Você cria conteúdos de atração, como e-books, planilhas, vídeos, converte os possíveis clientes através de Landing Pages, formulários, começa a enviar e-mails personalizados para esses possíveis clientes de acordo com cada interesse, e posteriormente oferece seu produto ou serviço.
Esta é a mágica da automação de Marketing. É interessante você entender todas as possibilidades possíveis, para posteriormente implementar na sua empresa ou no seu negócio.
Após todas estas etapas, após realizar a venda, chegamos a ultima etapa que é a análise.
Analisar
Analisar é extremamente importante para saber de onde estão vindo suas vendas, quais conteúdos de atração estão sendo mais interessantes para o público, quais estão convertendo mais em vendas.
Esta etapa é importante, pois aqui você consegue realmente saber o que está dando certo e ajustar o que pode ter um desempenho melhor.
Então, basicamente isto é automação de Marketing. É fazer com que processos sejam automatizados e você possa oferecer conteúdo e oferecer seus produtos de maneira inteligente e também de forma escalável.
E como você pode fazer isso? Existem diversas ferramentas disponíveis no mercado como a RD Station, Hubspot, Leadlovers.
No meu canal do Youtube, publiquei recentemente um vídeo sobre ferramentas de automação de Marketing. Você pode visualizar clicando aqui.
Espero que tenha gostado, um grande abraço e até a próxima!