Qual trás mais resultados, blog X página de vendas?

Você tem um blog ou tem uma página de vendas? Qual deles está gerando vendas ou resultados em negócios para você?

Existem milhões de blogs e páginas de venda distribuídas pela internet, mas qual a diferença entre eles?

Será que um blog pode ser uma página de vendas ou uma página de vendas pode ter cara de blog?

Se você quer saber qual a diferença entre um e outro você está no lugar certo.

Vou falar neste artigo sobre o que é um blog, o que é uma página de vendas e se os dois podem ser a mesma coisa.

 

Blog X Página de Vendas: O que é uma página de venda?

As páginas de venda são páginas independentes criadas com um propósito específico, vender determinado produto.

Também pode ser uma página para vender um serviço, variando de acordo com o tipo de produto que você ou sua empresa oferece.

O propósito da página de vendas é: receber visitantes e convertê-los em clientes.

Quais os tipos de página de vendas?

Existem diversos tipos de páginas de venda, veja abaixo:

  • Página de venda curta
  • Página de venda longa

Os dois tipos de páginas possuem estruturas semelhantes, os fatores que diferenciam uma da outra normalmente é o comprimento da página.

Página de venda curta

Abaixo você pode ver um exemplo de página de venda curta.

blog x pagina de vendas - pagina de vendas meusucesso

É uma página que está promovendo a escola de insights Meusucesso.com.

O Meu Sucesso é uma plataforma de ensino online onde são abordados estudos de caso com empresários reais e aulas com diversos experts de áreas distintas.

Normalmente uma página de vendas curta possui:

– Cabeçalho com um título chamativo

“Estude a trajetória de vários empreendedores de sucesso e amplie sua rede de contatos”;

– Uma ou várias imagens exibindo uma prévia do produto

No caso a imagem ao fundo do cabeçalho;

– Principais diferenciais do produto;

Aprenda com empreendedores de sucesso, Aulas com os maiores experts do Brasil, Amplie sua rede de contatos, Divulgue seu projeto;

– Benefícios em adquirir o produto;

Conecte-se com as pessoas certas, mais de 20 horas de conteúdo inédito por mês, metodologia exclusiva, rede social exclusiva para assinantes;

– Box para captura de informações do usuário;

Comece a estudar gratuitamente agora mesmo por 7 dias;

– Call To action para induzir o usuário para a ação;

Botão “Quero aproveitar os 07 dias gratuitos”.

As páginas de vendas curtas podem ter algumas variações. Um elemento a mais ou a menos, mas normalmente são poucos elementos.

Algumas vezes possuem vídeo de vendas mas nem sempre estão presentes, ao contrário da “call to action” que sempre estão presentes.

Página de venda longa

Como o próprio nome diz, a página de vendas longa é uma página em formato longo.

Normalmente possui TODAS as informações necessárias sobre o produto. Também é chamada de “carta de vendas”.

É uma página projetada para o usuário ter todas as informações que precisar apenas nesta página.

Uma das páginas mais bem elaboradas que eu já vi até hoje é a página do curso Facebook Essencial, da Camila Porto.

pagina-de-vendas-grande-camila-porto
Clique na imagem para ver a página completa.

Nesta página de venda podemos encontrar elementos como:

  • Cabeçalho com chamada principal;
  • Vídeo de Vendas;
  • Apresentação do vendedor/produtor;
  • Benefícios do produto;
  • Depoimentos de quem já adquiriu o produto;
  • Cases de sucesso de usuários que já utilizaram o produto;
  • Mais depoimentos em formato de texto mostrando alguns resultados;
  • Estrutura do Curso ou do Produto;
  • Informações sobre o investimento e pagamento do produto ou curso;
  • Call to Action;
  • Garantia;
  • Perguntas Frequentes;

Ou seja, é uma página bem longa, recheada de conteúdos. Se o usuário cair na página e tiver a intenção de comprar, essa única página sanará todas as dúvidas e irá converter o visitante.

Agora você já conhece as características e os objetivos das páginas de vendas.

E o blog? É possível ter um blog de vendas?

 

Blog de artigos ou blog de vendas?

artigo-blog

O termo blog vem do inglês “web log” que significa diário da rede.

É um site que possui uma estrutura que permite rápida atualização e publicações de diversos usuários.

Você deve conhecer alguns blogueiros famosos, como Hugo Gloss, Izzy Nobre, Renê Fraga, Edu Testosterona, entre milhares de blogueiros de diversos nichos.

Mas a verdade é que: o blog é uma ferramenta para compartilhar informações, dicas, tutoriais, reviews, opiniões, entre outros assuntos.

E quando que uma informação, uma dica, um tutorial, um review não pode ter o objetivo de vender algo?

Vender através de blogs é totalmente normal. Inclusive existem diversos cursos que ensinam você a criar artigos focados em venda, os famosos artigos de conversão.

Os artigos de conversão, em outras palavras, é uma página de venda em formato de artigo.

A diferença é que ao invés de ter todo um design trabalhado, elementos visuais, call to actions trabalhadas e vídeos de vendas, por exemplo, o artigo de conversão é focado em conteúdo textual.

Eu poderia citar vários blogs aqui para você que possuem artigos de conversão, como por exemplo:

Conclusão:

O blog e as páginas de venda podem sim ser a mesma coisa, a única diferença é que possuem formatos diferentes e podem servir diferentes públicos.

A ferramenta que irá resultar em mais vendas pode ser tanto o blog como as páginas de vendas curtas ou longas.

Irá depender muito do seu produto, da sua copy e das suas informações sobre o produto.

Minha recomendação é que você teste. Crie páginas de vendas curtas e longas, crie artigos de conversão e veja quais convertem mais.

Sempre faça testes.

Gostou do artigo? Tem algum amigo que possa se interessar por esse conteúdo, compartilhe!

Espero que tenha gostado e até a próxima!


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