Provavelmente você já deve ter notado isso: algumas marcas bombam nas redes sociais e outras tem sequer um like.

É normal vermos grandes marcas, estabelecimentos, agências com pouquíssimos seguidores enquanto uma página pessoal, por exemplo, possui milhares de seguidores.

Se quiser entender mais sobre isto, irei compartilhar neste artigo uma lógica e meu ponto de vista sobre essa diferença entre as empresas que bombam nas redes sociais e outras nem tanto.

 

Quer bombar nas redes sociais? Entenda a lógica por trás disso

bombar nas redes sociais - quantidade não é qualidade

Qualquer um pode fazer um conteúdo criativo e viral para as redes sociais.

O que é muito importante para que você ganhe espaço, chame a atenção e aumente seu número de seguidores, mas é claro que isso não é fácil e não existe receita pronta.

Você já deve ter visto, por exemplo, uma empresa de nível nacional com 2 ou 3 mil seguidores na fanpage do Facebook  e também já deve ter visto outras páginas, de um profissional liberal, por exemplo, com 10 ou 15 mil seguidores.

Quero dizer que isso é comum, existem milhares e milhares de exemplos, basta você procurar em sua própria rede de contatos.

Acredito que um dos fatores que diferenciam uma marca ou uma página bombar nas redes sociais é o tema abordado na página.

Usamos como exemplo uma página de um fabricante de móveis.

Por mais que o conteúdo para as redes sociais desta marca seja extremamente atraente, criativo, siga uma pauta e tenha consistência, o público que se interessa por móveis é limitado.

Inclusive, muitas pessoas se conectam com uma página apenas se conhecem a marca.

Diferentemente de uma página de notícias, de entretenimento, de emagrecimento, sobre dinheiro, entre outros.

O conteúdo publicado é muito mais amplo, é um conteúdo mais “genérico e atrativo”.

Quem não gosta de deslizar o feed de notícias da rede social e ver notícias, curiosidades, fofocas, humor, e diversos outros assuntos?

Ou então vai me dizer que você nunca procurou informações sobre como perder peso, como se alimentar melhor, sobre fazer exercícios físicos ou sobre determinada notícia da sua região?

 

Criando conteúdos para bombar nas redes sociais

Mas Darlan, isso é fácil de resolver. É só a marca entrar na onda dos acontecimentos atuais e adaptar seu conteúdo ao que está acontecendo no mundo. A marca vai estar sempre com conteúdo atual e atrativo.

Sim, concordo com esse ponto de vista, mas não é toda marca que consegue tal frequência para acompanhar tudo que está acontecendo no mercado.

Inclusive, mesmo se conseguir acompanhar, existe um tempo grande para desenvolver esses conteúdos “adaptados” ao seu negócio.

O processo seria mais ou menos assim:

  • Ficar antenado em tudo que está acontecendo;
  • Filtrar as notícias mais interessantes;
  • Selecionar as notícias que se enquadram no seu negócio;
  • Pensar em um produto ou serviço que se enquadra a essa notícia;
  • Criar o conteúdo para publicação

Esse processo (dependendo da experiência, da inspiração e diversos outros fatores) em alguns casos pode durar 1 minuto ou então diversas horas.

Então, é praticamente inviável para uma empresa ficar antenada no que está acontecendo para surfar somente na onda da atualidade com conteúdos 100% originais.

E isso também pode ser arriscado, quando você precisa de criatividade extrema para adaptar acontecimentos atuais para o seu negócio, você pode cometer algum deslize e prejudicar sua marca.

Mas quem disse que você precisa ter uma página ou um perfil de rede social com milhões de seguidores?

 

Quantidade não representa qualidade (na maioria das vezes)

Existem alguns perfis e páginas de redes sociais que possuem milhares e milhares de seguidores, mas com engajamento extremamente baixo.

E como essa marca tira proveito de um perfil com milhares de seguidores sem interação nenhuma?

A marca não tira proveito disso!

Existem ferramentas onde você pode “comprar likes”.

Isso mesmo, sistemas robotizados que geram likes automaticamente para perfis e páginas de redes sociais. Incrível como no Brasil tudo vira negócio, não é?

 

O que fazer para bombar nas redes sociais se meu tema é genérico?

bombar nas redes sociais

O que eu faria, inclusive é o que eu faço em meus perfis de redes sociais é fazer o melhor trabalho possível com foco no usuário que está interessado em seu conteúdo.

É melhor você ter um usuário que esteja interessado em ouvir você, do que dez usuários que não queiram lhe ouvir.

Se você verificar, minha página do Facebook não possui milhares de likes, aliás, está bem longe disso.

Mas procuro manter certa frequência de publicações relevantes para o meu público de interesse.

Busco desenvolver conteúdos que possam ajudar de alguma forma esses usuários e possíveis usuários, sem focar tanto na criação de conteúdos “virais”.

Pode acontecer de você criar um conteúdo que seja chamativo (com apelos virais) e você atrair diversos usuários que não estejam alinhados com o perfil do seu público.

Procure manter certa frequência na publicação, não fuja do seu tema, continue sempre criando novos conteúdos relacionados ao seu negócio mas que sejam úteis para seus possíveis consumidores.

Se seu conteúdo for interessante, com certeza esse usuário começará a lhe acompanhar, pois se ele ver vantagem em estar próximo a você, ele continuará te acompanhando nas redes sociais, no seu website, no seu estabelecimento, e assim por diante.

E você, como faz para manter seus conteúdos sempre atualizados?

Deixe seu comentário aqui abaixo. Um abraço e até a próxima!


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