Publicar com frequência e com qualidade nas redes sociais não é uma tarefa fácil, principalmente quando sua equipe é pequena.

Estar presente nas redes sociais é fundamental para qualquer tamanho e tipo de negócio.

Mas você não deve publicar conteúdos apenas para ter frequência. Manter a qualidade de seu conteúdo é uma vantagem enorme contra seus concorrentes.

Neste artigo, vou compartilhar com você algumas ideias para que você nunca fique sem conteúdo para divulgar nas suas redes sociais.

 

Como ter ideias boas para criar conteúdos para redes sociais?

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Ao contrário do que muitos pensam, boas ideias não são fruto somente de pessoas geniais. Qualquer pessoa pode ter boas ideias, independente de qual seja o assunto.

Para que possamos ter boas ideias é preciso que fiquemos atento ao nosso inconsciente, aos arredores e também a opiniões diversas.

As boas ideias não caem do céu. Precisamos ir atrás das delas, procurá-las, pois elas não surgem do nada apenas com um estalar de dedos.

Se conecte e siga pessoas criativas que sejam ou não referência no seu segmento de negócio. Acompanhar pessoas com opiniões diferentes podem trazer diversos insights interessantes para você.

Seguir os principais players do mercado também é uma ótima opção.

Acompanho sites relevantes e referências no segmento, como o site da Exame, o próprio site de notícias do Facebook, e alguns sites gringos que falam sobre redes sociais.

Existem algumas ferramentas para redes sociais que você pode utilizar para acompanhar diversos sites de uma só vez, acesse este link para conhecer algumas destas ferramentas.

 

Que tipo de conteúdo devo criar para divulgar nas redes sociais?

Quem irá definir o conteúdo que você irá publicar nas suas redes sociais ou nas redes sociais da sua empresa é o seu público.

É necessário fazer uma pesquisa, uma análise do perfil do seu público.

Entender o tipo de conteúdo que é interessante para seus clientes é importante, pois desta forma você terá mais assertividade na criação dos conteúdos.

Essa pesquisa não necessariamente precisa ser complexa e cheia de perguntas.

Pode ser uma pesquisa manual mesmo, algo simples. É claro que quanto mais trabalhada for sua pesquisa, mais reais serão as informações sobre seu público.

Entendendo um pouco mais sobre seu público, você saberá que tipo de conteúdo chama mais a atenção e também qual tipo de mídia você deverá criar.

Por exemplo: Ebooks, artigos no Blog, vídeos para o Youtube, Guias, PodCasts, Fotos, entre diversos outros formatos de conteúdo.

 

O que é e para que serve uma pauta de conteúdo?

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Uma pauta de conteúdo é uma orientação, um guia, um caminho que você deve seguir no momento de criar seus conteúdos.

É importante que você crie uma pauta de conteúdo para que consiga enxergar a longo prazo que tipo de conteúdo e quais os temas você irá desenvolver ao longo do tempo.

Se você quiser aprender como criar uma pauta de conteúdo para as redes sociais, veja este vídeo.

Após criar uma pauta, desenvolver os conteúdos ficará muito fácil, faça o teste e comprove!

5 dicas de conteúdos para suas redes sociais

É claro que eu não podia deixar de trazer algumas ideias de conteúdos para você criar para suas redes sociais.

Deixei para o final, pois são dicas muito bacanas que podem ser implementadas em qualquer tipo de negócio. Vamos as dicas:

1- Ajude pessoas

Veja o que estou fazendo aqui no site com essa série de artigos especial de 1 ano.

Estou criando vários artigos explicando as dúvidas mais frequentes que recebi.

É uma forma de ajudar meu público e também de ter conteúdo relevante para o público que já me acompanha.

2- Fale de pessoas e empresas

Se você participou de um evento ou então foi visitar uma empresa, seja fornecedora ou de outro segmento, fale para seus seguidores, recomende-a para seus contatos.

Além de ser muito legal fazer isso (valorizar o trabalho de outras pessoas), você cria conexões e estimula interações nas suas redes sociais.

3- Compartilhe atualizações de outras pessoas/empresas

Quem disse que você não pode utilizar conteúdos de outras empresas? Claro que pode, desde que dê os devidos créditos.

Informações tecnológicas, de setores específicos ou notícias são relevantes e as pessoas gostam disto. Faça o teste e compartilhe alguns conteúdos deste tipo.

4- Datas comemorativas

Nunca se esqueça de criar conteúdos para datas comemorativas. Natal, Ano Novo, Dia das mães, Dia das crianças, etc.

Essas são as datas mais básicas. Aprofunde-se e pesquise as datas relacionadas ao seu tipo de negócio.

5- Utilize vídeos

Utilizar vídeos na sua estratégia pode ser uma sacada e tanto.

O Youtube é o 2º maior buscador da internet, então um conteúdo relevante sobre o seu negócio ou sobre seu produto pode trazer resultados incríveis.

Criar um vídeo mostrando a experiência do seu produto, os bastidores da sua empresa, um evento, entre outros, são conteúdos que podem agradar a seus seguidores.

Acredito que agora você já tenha um pouco mais de munição para criar conteúdos relevantes para suas redes sociais.

Que tipo de conteúdo você publica nas suas redes sociais, sobre qual tema? Deixe seu comentário!


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