As Landing Pages vieram para acabar com o padrão dos sites que possuíam as seguintes páginas:
“PÁGINA INICIAL | PRODUTOS | EMPRESA | CONTATO”.
As Landing Pages ou as chamadas (páginas de destino ou páginas de chegada), são fundamentais para que usuários aterrissem no seu site. Elas recebem os clientes em seu site independente de onde os usuários vierem, seja através dos motores de busca, anúncios patrocinados, etc.
Landing Pages – Converta usuários em clientes
O grande objetivo de ter Landing Pages em seu site é de divulgar de forma rápida informações fundamentais para vender um produto. As Landing Pages fazem o primeiro contato do usuário com o seu produto, apresentando somente elementos e informações necessárias para que o cliente se interesse pelo seu produto.
Com grande potencial de efetividade, as Landing Pages não exigem alto nível de sofisticação, pelo contrário, as mais efetivas dão show de simplicidade. Layouts simples, agradáveis e objetivos pode ser a chave para converter usuários em clientes.
Para que serve uma Landing Page
A maioria das home-pages de sites abrangem muitos assuntos. Se você analisar o site de algumas empresas do seu setor verá que elas seguem um padrão: Página Inicial, Empresa, Produtos, Notícia, Contato. É claro que uma ou outra pode variar.
As Landing Pages são basicamente “páginas especialistas”, focadas em um assunto bem específico.
Estas páginas servirão para clientes que não querem perder tempo com pesquisas. Se um cliente precisa dar muitos cliques dentro de um site para chegar onde ele quer, as Landing Pages encurtam esse caminho e oferecem informações assertivas sobre o que ele está procurando.
Mas para que essas páginas sejam efetivas, devem ser de fácil navegação e possuir todas as informações possíveis que o cliente possa estar procurando.
“O objetivo de uma Landing Page é a conversão. Para isso você deve dar todas as informações que o cliente necessita na própria página.”
Imagine você fazendo um anúncio do seu produto. Você cria o anúncio e veicula direcionando o possível cliente para a home-page do seu site. Provavelmente se o possível cliente não abandonar seu site logo de cara, ele pode até tentar (por alguns segundos) buscar o produto que está procurando.
Ou seja, quando você precisa divulgar algo, o ideal é que você seja o mais específico possível (no seu anúncio e na sua página de pouso). Seu anúncio deve levar o usuário para uma página onde só existam informações extremamente pertinentes ao que você está oferecendo. E é onde entram as Landing Pages.
Vamos imaginar que você tenha um ecommerce e esteja vendendo a Estante X. Você cria um anúncio e direciona o usuário para uma Landing Page específica da Estante X.
Fica muito mais fácil divulgar esse determinado produto e medir o resultado dele.
Se você consegue atrair 10.000 usuários para essa página e consegue efetuar 500 vendas, você tem uma taxa de conversão de 5%. Se você aumentar a taxa de conversão para 6%, você terá 600 vendas.
Mas para que possamos falar de aumento de conversão, você precisa realizar alguns testes (que será assunto para um próximo artigo). Resumidamente, para que você maximize os resultados no seu negócio, utilize Landing Pages.
Ferramentas para criar Landing Pages
Existem diversas ferramentas disponíveis no mercado para a criação de Landing Pages. Como você já percebeu, elas estão extremamente ligadas aos resultados do seu negócio e você já deve ter imaginado que elas não são gratuitas.
Você consegue sim criar páginas profissionais através de ferramentas gratuitas, mas TODAS possuem limitações, seja no domínio, no formulário de captura, na call-to-action, etc.
Vou citar aqui somente ferramentas que eu já usei e tenho propriedade para indicá-las. Acredito que pelo menos uma delas possa servir para a sua necessidade a um custo acessível de acordo com o resultado que você pode alcançar.
LeadLovers
Leadlovers é uma ferramenta nacional que está revolucionando o mercado de Internet Marketing. É a ferramenta que utilizo para meus clientes, pois é uma ferramenta bem acessível e possui outras funcionalidades integradas como envio de Email Marketing, Autoresponder, Lead Scoring, Área de Membros, etc.
É uma ferramenta extremamente completa utilizada por vários top players do Marketing como Conrado Adolpho, Camila Porto, entre outros.
Através da LeadLovers você pode criar Landing Pages e integrá-las dentro do seu site. Então, independente de você ter um site ou não, você pode contratar a ferramenta e fazer com que as páginas trabalhem independentes do seu site. Isso é vantajoso pois por se tratar de uma ferramenta de pagamento mensal, quando você terminar sua campanha de divulgação ou não quiser mais o contrato da ferramenta, você pode desativá-la sem que influencie nada no seu site.
A grande vantagem desta ferramenta no meu ponto de vista, é que você não precisa ter um site funcionando, ao contrário de outras ferramentas citadas logo abaixo.
A criação das Landing Pages são feitas através de módulos. Você insere o cabeçalho, um botão, rodapé, imagem, vídeo, tudo com apenas alguns cliques. Altera o texto, troca a imagem de fundo e clica em publicar. Parece mágico!
Os valores variam de acordo com plano que você escolher. O plano básico (que é um plano super profissional) custa R$ 154,00/mês e você pode criar páginas ilimitadas, realizar envio de email marketing, criar área de membros, páginas de transmissão ao vivo, etc.
OptimizePress
Esta também é uma ferramenta fantástica para criação de Landing Pages. Optimizepress é a ferramenta que utilizo aqui no site.
É uma completa plataforma de vendas que nos permite criar páginas de venda de produtos, funis de marketing, promoção de serviços, site de conteúdo premium (área de membros) e mais algumas outras coisas. Isso tudo sem termos que saber quase nada de programação.
A criação das páginas são intuitivas e drag-and-drop (clique e arraste) e qualquer um pode criar páginas profissionais em alguns minutos.
Mas para instalá-la você precisa ter um site funcionando em WordPress, só assim você consegue criar as páginas dentro do seu site. A ferramenta só funciona na plataforma WordPress, então se você tiver um site desenvolvido em outra plataforma não é possível utilizar a ferramenta.
Ao contrário do Leadlovers, o Optimizepress não possui autoresponder, mas tem a opção de você integrar com softwares de envio de emails como o Mailchimp, Aweber, entre outros.
Em relação a valores, o preço varia de acordo com quantas licenças você necessita. Se precisa para uso pessoal, a licença custa 97 dólares e você consegue utilizar em até 3 sites.
Landingi
Esta também é uma ótima ferramenta para criação de Landing Pages. No meu ponto de vista, possui um dos melhores editores online de páginas, ou seja, é a ferramenta mais fácil de todas para editar, criar e alterar suas páginas.
O suporte também é excelente. É uma ferramenta gringa, mas possui escritório no Brasil (de onde é realizado o suporte para usuários brasileiros).
Em relação aos recursos, o editor é um show a parte, possui diversos templates prontos, opção para criar formulários de captura de contatos, testes A/B com muita facilidade e muitas outras funcionalidades.
A vantagem é que você não precisa ter um funcionando ou que seja em WordPress. Você pode criar as Landing Pages independentes do seu site. Se quiser pode até usar o domínio da própria ferramenta. Algo que ficaria mais ou menos assim: darlan.landingi.com.br.
Aqui você pode ver diversos templates de páginas que você pode criar ou editar dentro da ferramenta.
O preço da ferramenta varia de acordo com a quantidade de Leads que você vai capturando. Como as Landing Pages são voltadas para conversão, quando você cria uma seu objetivo é capturar o contato desse usuário. Assim, a ferramenta contabiliza a quantidade de “leads” que você gerou e faz a cobrança.
Para 1.000 leads o valor é de $29 dólares e conforme vai aumentando seus leads o valor do plano aumenta.
Aqui no site tenho algumas Landing Pages, vou apresentá-las para você:
Landing Page 1 – Ebook sobre Inbound Marketing
Landing Page 2 – Aprenda a criar campanhas de Email Marketing
Landing Page 3 – Página Inicial – Darlan Evandro
O que achou deste conteúdo? É interessante você utilizar Landing Pages no seu negócio?
Se quiser mais informações de como criar, otimizar e divulgar suas Landing Pages, deixe um comentário para que em um próximo artigo eu escreva sobre isso.
Abraços e até a próxima!
6 replies to "Landing Pages – Crie e seduza seus clientes!"
Ola, tudo bem? gostaria de um API para veicular no meu site em WordPress, é possivel?
segue o site http://www.spaziomidia.com.br
Oi João, tudo bem e contigo?
Todas as 3 opções (Leadlovers, OptimizePress e a Landingi) você consegue integrar com seu site WordPress.
Boa sorte!
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