O marketing digital para pequenas empresas é a estratégia que pode ajudar você atingir mais pessoas, gerar mais leads e converter mais clientes.

É possível utilizar várias estratégias, sejam orgânicas (gratuitas) ou impulsionadas (pagas).

Se souber utilizar e aproveitar as estratégias de marketing para seu pequeno negócio, é possível aumentar o engajamento de clientes com a marca e, consequentemente aumentar a lucratividade.

Além disso, o marketing digital também é muito eficaz no quesito fortalecimento de marca.

Pensando nisso, trouxe abaixo diversas dicas e estratégias para que o pequeno empresário possa aplicar e expandir o seu negócio, confira!


O que você PRECISA saber sobre Marketing Digital para Pequenas Empresas

O marketing online oferece inúmeras oportunidades para pequenas empresas, mesmo aquelas que possuem um orçamento pequeno.

Isso porque ele pode ser feito com praticamente qualquer orçamento e dimensionado à medida que a empresa cresce para continuar a atender às suas necessidades.

No entanto, o termo “marketing digital”, embora muito propagado hoje em dia, é muito abrangente.

São várias áreas contempladas pelo termo, veja algumas delas:

Entre muitas outras.

Abaixo separei algumas dicas para que você possa escolher a melhor estratégia para seu negócio e começar a divulgar sua empresa.


Alcance os clientes onde eles estão

Os consumidores estão na internet – e isto é um fato incontornável!

Eles estão presentes em redes sociais, usando mecanismos de pesquisa para encontrar as informações de que precisam, estão jogando em seus computadores ou celulares e assistindo a vídeos constantemente.

O pequeno empresário que deseja alcançar mais clientes precisa estar onde os clientes estão.

Não importa o segmento em que a empresa atue. Se os clientes estão online, sua empresa também precisa estar.

Isso reforça ainda mais a importância do marketing para negócios locais. Afinal, muitas vezes as pessoas buscam, por exemplo, sugestões de restaurantes ou comércios em suas redondezas.

Uma forma eficiente de conseguir aparecer no “radar” de quem está buscando uma empresa próxima, é cadastrando sua empresa no Google Meu Negócio.

Quando você cadastra sua empresa no Google Meu Negócio, é possível fazer com que sua empresa apareça nos resultados orgânicos do Google e também no Google Maps.

Veja abaixo algumas informações que você pode cadastrar na sua ficha do Google My Business:

  • Endereço
  • Telefone de Contato
  • Fotos da empresa
  • Cardápio
  • Horário de atendimento
  • Link para website
  • Publicações sobre a empresa

Para aprender a cadastrar de graça sua empresa no Google Meu Negócio, confira o vídeo abaixo:


Tenha a presença online da forma que os clientes esperam

Depois que um consumidor conhece ou ouve opiniões sobre uma empresa, é provável que ele procure na internet para obter mais informações.

Eles podem passar pela vitrine a caminho do trabalho e decidir consultar o horário para ver quando é conveniente ir à loja.

Se a pequena empresa não tiver presença online, ou seja, se não aparecer na internet, o usuário não encontrará as informações de que precisa e provavelmente não visitará a empresa pessoalmente.

Os consumidores de hoje esperam que as empresas tenham pelo menos uma presença online mínima.

Além de informações no Google Meu Negócio, os consumidores também esperam encontrar um site com informações institucionais, por menor que seja, para que possam ter certeza de que a empresa oferece o que precisam e obter mais informações sobre a empresa antes de visitarem.

A falta de um site é frequentemente considerada pelos consumidores como sinal de que a empresa não é legítima ou não vale a pena ser visitada.

A dica, aqui, é não apenas ter páginas em redes sociais, mas também um domínio próprio, um site simples mas bem estruturado (e mobile friendly!) com informações importantes e portfólio dos serviços ou produtos oferecidos.

Existem muitos servidores que permitem hospedar sites gratuitamente (veja vídeos abaixo).

Caso queira passar uma imagem ainda mais profissional, pode comprar um domínio próprio, o que atribui mais credibilidade à empresa.

Abaixo separei dois vídeos que vão lhe ajudar a criar seu site:


Torne-se confiável, seja pessoal para os consumidores

Ter presença online e um site faz com que uma empresa pareça mais confiável.

No entanto, o marketing digital também permite que os proprietários de empresas se comuniquem e envolvam com os clientes.

Isso é muito interessante pois qualquer empresário pode se comunicar com seus clientes de uma forma muito fácil, seja pelo Instagram, pelo WhatsApp ou qualquer outra rede social.

Esta é uma oportunidade que qualquer tipo de empresa deve aproveitar.

Se um cliente potencial tiver uma pergunta sobre o negócio, uma resposta rápida e completa geralmente torna mais provável que o consumidor se torne um cliente.

Eles apreciam a atenção e estão mais dispostos a confiar em uma empresa quando podem obter respostas rápidas e honestas às suas perguntas.

Agora imagine fazer isso na internet, onde várias outras pessoas podem ver que tem uma pessoa séria por trás do negócio. Isso só trará muito mais credibilidade para sua empresa.


A análise que faz a diferença nos seus resultados

A análise faz uma grande diferença no marketing e no alcance dos consumidores-alvo.

Nos métodos tradicionais de marketing, é difícil determinar se uma campanha deu certo ou não.

No marketing off-line, por exemplo, como você faz para saber quantos clientes vieram até sua empresa por meio de um outdoor?

Ou então, quantos clientes compraram de você por meio de um anúncio na televisão?

É uma tarefa extremamente difícil de ser analisada.

Já com o marketing digital, isso é muito mais fácil, pois permite que tenhamos maior controle das nossas campanhas.

Praticamente tudo é mensurável, seja nas redes sociais, nas ferramentas de anúncios ou no seu próprio website.

Isso facilita para que avaliemos o que funcionou e o que deu errado. Uma mina valiosa de informações para as próximas ações.


Aproveite as vantagens de um ROI mais alto

Outro grande benefício do marketing digital em relação a outros tipos de marketing é o retorno sobre o investimento (ou, em inglês, Return Over Investment).

O marketing digital oferece um ROI mais alto do que qualquer outro tipo de marketing, pois ele é facilmente escalável.

E não pense que pelo retorno ser maior, é necessário um investimento maior. Pelo contrário, é possível começar a anunciar nas redes sociais com R$ 10,00, por exemplo.

O marketing digital para empresas é altamente eficaz e permite que os pequenos negócios encontrem e alcancem mais consumidores do que outros tipos de estratégias analógicas.

Então não deixe para amanhã e comece agora a realizar suas estratégias de marketing.

Um grande abraço e até o próximo artigo!


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