A Pesquisa de Marketing é um passo que você precisa dar para atingir o sucesso empresarial.
Obter informações sobre o ambiente competitivo e sobre seus consumidores é a principal ferramenta que você pode ter para criar Estratégias de Marketing assertivas.
Analisar cenários e comparar suas ações com as do concorrente dá uma visão do que está acontecendo no mercado e faz entendermos mais rapidamente as necessidades dos clientes.
Quando você realiza uma pesquisa de marketing, ela te orienta nas tomadas de decisões e ajuda a solucionar problemas extremamente simples como uma mudança na sua embalagem.
Neste artigo você vai entender mais sobre:
- para que serve e como usar um sistema de informações;
- quais problemas a pesquisa de marketing pode solucionar;
- entender todas as etapas para elaborar uma pesquisa de marketing;
O que é uma pesquisa de Marketing?
A Pesquisa de Marketing tem com objetivo responder questões buscando reduzir riscos para qualquer tomada de decisão.
Principalmente neste momento “Big Data” em que vivemos, nenhuma decisão pode ser tomada sem antes ser realizado uma pesquisa e sem antes ter sido feita uma análise de dados.
O que é Sistema de informações mercadológicas (SIM)
Tomar decisões pode parecer algo simples quando falamos sobre qual cor de gravata escolher ou qual camiseta utilizar para ir caminhar.
Agora quando falamos de qual segmento sua empresa pode atuar ou qual será o novo produto desenvolvido, já não é tão simples assim.
No ambiente empresarial, o que trará maior redução nos riscos para que você tome decisões seguras é o monitoramento dos ambientes empresariais.
Para isso, você precisa de um Sistema de Informações Mercadológicas. O (SIM) vai lhe ajudar a entender cenários e antecipar mercados.
Através deste sistema você irá monitorar dados como tecnologia, economia, consumidores, concorrentes, vendas, participação de mercado, custos, lucratividade, entre outros.
Quanto maior o número de informações para sua pesquisa de marketing, maiores suas chances de alcançar vantagens competitivas e menor será o grau de risco nas tomadas de decisões.
Por que são importantes tantas informações para tomadas de decisões?
Não adianta você ter informações apenas sobre o que seu cliente está procurando.
Entender o consumidor é fundamental, mas ele é apenas uma peça em todo o quebra-cabeças.
Obter informações de variáveis controláveis e incontroláveis como tecnologia, fornecedores e concorrentes é fundamental para sua pesquisa de marketing se tornar completa.
Como coletar informações para sua Pesquisa de Marketing
Existem diversas formas para você coletar e alimentar seu sistema de informações mercadológicas.
A primeira delas é através do:
Sistema de Registros internos
O sistema de registros internos é nada mais que você coletar informações da sua própria empresa como relatórios sobre pedidos, devoluções, vendas, reclamações, contas a pagar, entre outros.
São todas as informações que você tem acesso e que são de extrema importância.
Sistema de Inteligência de Marketing
A inteligência de marketing é responsável por buscar tudo que está acontecendo no mercado.
Isso pode ser feito acompanhando a internet, livros, revistas, jornais, conversas com consumidores, fornecedores, colaboradores da empresa, etc.
Algumas outras práticas também são utilizadas para coletar informações como “cliente oculto”, “benchmarking” e “consultas com clientes”.
Mas concorda que são diversas informações, e como analisar e avaliar todas essas informações?
Aqui é o coração da pesquisa de marketing.
Você está coletando informações de todos os lados e agora é a hora de você utilizar um sistema para centralizar todas essas informações.
Esse sistema pode ser um software, um sistema em si, que irá te ajudar na coleta, organização e análise de todos os dados que você tem.
Existem diversas ferramentas que podem te ajudar nesta etapa como é o caso da Oracle, Salesforce, por exemplo.
Pense em pesquisa de marketing como se fosse um presente que você precisa dar a alguém que você não conhece.
Você não vai comprar uma blusa vermelha para uma pessoa que você não sabe se é homem ou mulher, se essa pessoa gosta da cor vermelha, se a estação é inverno ou no verão, etc.
A pesquisa é a base de todo processo decisório. Sem pesquisa, qualquer decisão corre riscos de erros.
Quais problemas uma Pesquisa de Marketing pode solucionar
São diversos os itens que podem ser beneficiados através de uma Pesquisa de Marketing, veja alguns abaixo:
- Qual é o preço que o consumidor está disposto a pagar pelo seu produto;
- Que tipo de promoção tem mais efetividade;
- Qual o preço que devemos inserir nos novos produtos;
- Quem são seus principais clientes?
- Quais são os principais concorrentes?
Como você pode ver, esses itens são extremamente abrangentes e podem auxiliar uma empresa a entender diversas mudanças no mercado.
Como realizar uma Pesquisa de Marketing?
Segundo Kotler, um dos maiores nomes mundiais da área de Marketing e Estratégias de Marketing, as principais fases de uma pesquisa de marketing são:
Definição do problema e dos objetivos de pesquisa
Nesta primeira etapa, seu objetivo é buscar respostas para uma pergunta que sua empresa deseja responder.
Por exemplo: Que tipo de produto irá inovar nosso mercado?
Desenvolvimento do plano de pesquisa
O desenvolvimento do plano de pesquisa é onde você irá escolher a fonte de dados que irá utilizar, quais os instrumentos que irá utilizar na sua pesquisa, qual será sua amostragem, entre outros fatores.
Coleta de informações
Nesta etapa muitas coisas podem acontecer. O orçamento ser maior do que o esperado, erros podem acontecer, informações podem não ser suficientes ou então os dados podem não ser confiáveis.
A sua empresa deve ter muito cuidado e atenção neste momento da pesquisa.
Análise das informações
Esta etapa se resume basicamente em extrair resultados com base nos dados coletados na etapa anterior. Esta é a hora da verdade, onde você pode descobrir as grandes oportunidades do seu mercado.
Apresentação dos resultados
A última etapa é a apresentação dos resultados e das análises realizadas.
A informação é o principal combustível para que você tome decisões em sua empresa ou qualquer tipo de negócio.
O objetivo de uma Pesquisa de Marketing é coletar esse combustível e filtrar o combustível bom do ruim, assim você poderá direcionar o combustível bom para sua empresa e descartar o ruim.
É claro que existem diversas outras informações complementares para que você realize uma pesquisa de marketing perfeita.
Você deve escolher que tipo de pesquisa irá realizar (qualitativa ou quantitativa), deve se atentar ao tipo de amostragem, qual será o método de coleta de dados, quais perguntas você irá utilizar na sua coleta de dados entre diversas outras informações.
A Pesquisa de Marketing não termina por aqui, se você tiver mais interesse sobre como realizar uma pesquisa de marketing perfeita, indicaria você ler os seguintes livros:
Pesquisa de Marketing – Uma orientação aplicada de Naresh Malhotra.
Espero que você tenha gostado desse artigo.
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Até a próxima!