WhatsApp Business – Saiba tudo sobre a conta comercial do WhatsApp
O WhatsApp Business está fornecendo aos empresários e aos negócios em geral a oportunidade ideal para se comunicar com os consumidores de maneira ágil, dinâmica, eficiente, e sem encher a caixa de mensagens pessoal.
No entanto, a ferramenta oferece mais do que isso: ela pode ser usada de forma estratégica para aumentar as vendas, tirar dúvidas dos clientes e divulgar produtos novos e promoções.
O WhatsApp se tornou o aplicativo de mensagens instantâneas mais popular do mundo.
Com 2 bilhões de usuários ativos diariamente enviando 65 bilhões de mensagens por dia, não é nenhuma surpresa que o Facebook (os desenvolvedores por trás do WhatsApp) expandiu sua plataforma para incluir um aplicativo de negócios: o WhatsApp Business.
O WhatsApp Business é um aplicativo de bate-papo OTT (over-the-top) que traz a funcionalidade e a conveniência da mensagem pessoal para as comunicações com o cliente.
Mais de 5 milhões de empresas já tiram proveito dessa plataforma atualmente.
Quer saber como utilizar a conta comercial do WhatsApp para gerar negócios? Então continue lendo este artigo.
Aproveito para avisar que durante o artigo, você encontra vídeos tutoriais completos abordando os seguintes temas:
- Como utilizar o WhatsApp Business
- Como criar um catálogo de produtos no WhatsApp Business
- Como criar link direto para o WhatsApp
- Como configurar mensagens automáticas para atendimento via WhatsApp
Você já pode conferir abaixo, uma visão geral do WhatsApp Business.
Benefícios do WhatsApp Business
Precisamos começar falando de alguns benefícios que a ferramenta proporciona:
1. Comunicações bidirecionais
O WhatsApp Business oferece às empresas uma maneira de se engajar em mensagens bidirecionais com os clientes.
Isso significa que ambos os lados podem conversar.
E por ser um aplicativo que todos já usaram no dia a dia para conversas, trás muita praticidade para a comunicação.
2. Melhor atendimento ao cliente
Já se foram os dias de chamadas frustrantes de atendimento ao cliente.
Longos tempos de espera abertura de chamados via e-mail está ficando para trás.
O WhatsApp Business oferece às empresas um ambiente pessoal para conversar com os clientes em tempo real.
Ao fornecer as informações e o suporte que seus clientes procuram, o WhatsApp Business promove a lealdade e a confiança em sua marca.
3. Conta oficial de marca
Cada empresa deve criar um “Perfil de Empresa” no WhatsApp, ou seja, uma identidade comercial única que injeta elementos de marca em suas conversas do WhatsApp.
Você pode adicionar diversas informações empresariais como:
- Telefones de contato
- URLs de site
- Localização
- Horário de atendimento
- Descrição da empresa e muito mais.
Além disso, o WhatsApp Business também permite adicionar arquivos multimídia às mensagens, incluindo imagens, vídeos e documentos.
4. Alcance Global
O WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais popular em mais de 100 países, com uma base global de clientes de mais de 2 bilhões, tornando-o um canal perfeito para as empresas se comunicarem.
5. Iniciar mais conversas automaticamente
Depois que os usuários optarem por receber mensagens do WhatsApp de sua empresa, você pode criar mensagens modelo que notificam os clientes para dar o próximo passo e iniciar uma conversa.
Ao impor políticas rígidas de qualidade de conteúdo e tempos de resposta, o WhatsApp garante que os usuários não recebam comunicações com spam ou que sejam consideradas irrelevantes.
6. Mais segurança
Gerenciar vários regulamentos e leis de conformidade (como a LGPD, por exemplo) pode ser uma grande dor de cabeça para as empresas.
O aplicativo conta com recursos de segurança como criptografia de ponta a ponta e autenticação de dois fatores para manter os consumidores e as empresas seguros.
Veja como criar um link para o WhatsApp.
Dicas de como usar o WhatsApp Business
Aqui estão alguns dos recursos oferecidos pelo WhatsApp Business que algumas das principais empresas do mundo já utilizam:
– Enviar alertas e notificações: Use o WhatsApp Business para notificar ou alertar seus clientes sobre informações urgentes, promoções, novidades e lançamentos.
– Divulgação de produtos: Por meio do catálogo de produtos do WhatsApp, é possível cadastrar produtos para venda. É praticamente uma vitrine virtual onde os produtos ficam expostos.
– Enviar lembretes de compromissos: ajude seus clientes a lembrar de seus compromissos e evitar a frustração com a reprogramação.
– Otimize o atendimento ao cliente: os atendentes podem se comunicar com os clientes em tempo real para responder a perguntas e resolver solicitações do cliente.
– Envie pesquisas de satisfação ao cliente: Obtenha feedback valioso que aprimora o atendimento ao cliente e os esforços de desenvolvimento de produtos.
Estes são alguns dos muitos tipos de setores que usam o WhatsApp Business:
- Varejo
- Comércio eletrônico
- Serviços de saúde
- Serviços financeiros
- Viagem e hotelaria
- Arrecadação de fundos e organizações sem fins lucrativos
- Imobiliárias
- Governo
- Entretenimento e mídia.
Veja como utilizar o Catálogo de Produtos no WhatsApp.
Recursos do WhatsApp Business
Agora que você sabe como funciona WhatsApp Business, confira algumas funcionalidades do app na versão empresarial:
Use modelos prontos de mensagem
Os modelos de mensagem do WhatsApp permitem que você envie mensagens pré-escritas, como lembretes de compromissos, atualizações de entrega e confirmações.
Economize tempo com respostas rápidas
Evite reescrever sempre a mesma mensagem. Respostas rápidas permitem que você estabeleça uma comunicação eficiente, por meio de atalhos.
Isso vai agilizar muito o atendimento ao cliente.
Automatização de mensagens
Mensagens automatizadas permitem que você responda aos clientes 24 horas por dia, 7 dias por semana, para que eles nunca se sintam negligenciados ou esquecidos.
Criar uma mensagem de saudação aos novos clientes, serve para atender de forma mais pessoal ao mesmo tempo que fornece informações introdutórias sobre sua empresa.
Veja abaixo como criar e automatizar mensagens via WhatsApp.
Como ter vários atendentes no Whatsapp?
Para finalizar nosso artigo, trago uma dúvida muito frequente dos empresários: como fazer atendimento via WhatsApp com múltiplos atendentes.
Muitas empresas precisam ter mais de uma pessoa para fazer o atendimento. Se esse for o seu caso, existem uma solução incrível.
O aplicativo chamado Callbell serve extamente para que você possa centralizar todos seus canais de atendimento ao cliente e direcionar para vários atendentes.
Eu já fiz um artigo completo sobre como ter vários atendentes no WhatsApp. É só clicar no link.
E você, já utiliza o WhatsApp na sua empresa? Deixe um comentário para que possamos conversar.
Sem dúvidas o WhatsApp Business é uma ferramenta altamente eficiente, e o melhor: sem custo!
Um grande abraço e até o próximo artigo!
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